Aveiro / Arte Nova: Um “Templo da Natureza” a descobrir através de um jogo

456
Museu Arte Nova, Aveiro.

O património Arte Nova existente em Aveiro faz da nossa cidade membro da Réseau Art Nouveau Network, uma associação de cidades onde a riqueza das construções Arte Nova é o foco de atividades de exploração, proteção e recuperação.

Por Lúcia Pombo e João Santos *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Mas como surgiram estes edifícios de estética Arte Nova em Aveiro? Estes edifícios de inspiração Arte Nova mantêm o seu aspeto desde os inícios do século XX, quando o arquiteto Francisco da Silva Rocha, juntamente com artistas e artesãos locais, como José de Pinho, Licínio Pinto ou Francisco Ferreira, entre muitos outros, trouxeram os elementos naturalistas típicos da Arte Nova, combinando fauna e flora locais, com a elegância das linhas e estruturas do novo estilo artístico.

E já agora, sabiam que através da app EduCITY, com Realidade Aumentada, é possível transformar este património Arte Nova num espaço de aprendizagem para a Sustentabilidade Ambiental? É verdade! Fazendo a ligação entre a natureza traduzida em pedra, azulejos, estuque, carpintaria e cantaria em fachadas e monumentos Arte Nova, podemos explorar Competências para a Sustentabilidade!

Mas porquê a Arte Nova? Ora, tendo em conta a importância do local no desenvolvimento da gramática visual do estilo Arte Nova, podemos visualizar nas fachadas e monumentos deste património, elementos da flora e fauna, como flores, plantas, pássaros e anfíbios, próprios da região de Aveiro. Isto faz com que a Arte Nova seja uma metáfora ou “Templo da Natureza”. E podemos saber mais sobre estes elementos através da exploração do jogo “Percurso Arte Nova”, disponível na app EduCITY (https://educity.web.ua.pt/app.php). Podemos agora visitar o centro histórico de Aveiro e, com o telemóvel, descobrir aquilo que o património Arte Nova de Aveiro revela. Experimente!

* Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente no site UA.pt.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.