Aveiro: Arruamentos beneficiam de obras em Esgueira / Rua D. António Marcelino em concurso público

1299
Rua D. António Marcelino, Aveiro.

A Câmara de Aveiro anunciou o arranque da qualificação de mais algumas vias rodoviárias na freguesia de Esgueira.

Os trabalhos abrangem agora a Rua do Sol, a Praceta da Rua do Sol e a Rua do Sol Poente, num investimento de 145.750 euros.

“A obra a realizar numa extensão total de 535 metros vai incidir sobretudo na qualificação da pavimentação e da rede de águas pluviais, com a implantação de coletores de drenagem em pontos onde atualmente se verifica necessário aumentar a capacidade de recolha de águas”, refere um comunicado.

Ainda de acordo coma edilidade, será também finalizado o passeio no cruzamento da Rua do Sol com a Rua do Sol Poente e ao mesmo renovada e atualizada a sinalização horizontal e vertical, procurando por esta via aumentar a segurança de peões e condutores.

A autarquia informou também que irá proceder à “requalificação total” da Rua D. António Marcelino (antiga estrada de Santiago), uma intervenção que seguiu para concurso público pelo valor base de 148.402 euros.

O projeto já aprovado prevê a requalificação do arruamento situado junto ao campus universitário na sua extensão total, com a sobrelevação do pavimento para a cota dos passeios que também serão reabilitados, nomeadamente com o aumento da sua largura, valorizando o trânsito pedonal e aumento da segurança viária. Está previsto, ainda, reorganizar o trânsito neste arruamento, que passará a ser de sentido único, com entrada pela Avenida da Universidade, e será criada uma praça de táxis com dois lugares e um lugar para cargas e descargas.

“Esta empreitada faz parte da estratégia, opção política e investimento da Câmara para dar uma nova vida à envolvente à Universidade de Aveiro”, com a construção de um novo monumento alusivo à instituição na recém-construída rotunda do ISCA, “assinalando a nova entrada no campus e a qualificação da Avenida da Universidade com a plantação de mais árvores em locais propícios ao seu desenvolvimento em espaço urbano”, conclui o comunicado.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.