Aveiro: Arranca a obra de renovação da Avenida 25 de Abril

2283
Avenida 25 de Abril, Aveiro.

A obra de requalificação urbana da Avenida 25 de Abril tem início na próxima semana com um prazo de execução previsto de 540 dias, informa a Câmara de Aveiro,

Um investimento de 1,3 milhões de euros a executar por fases procurando, assim, “compatibilizar ao máximo” os trabalhos com a circulação,local.

O primeiro troço de intervenção será entre a Rua de Almeida Garrett (junto à Escola Básica e Secundária José Estêvão) e a rotunda de acesso ao Museu de Aveiro/ Santa Joana, implicando, até ao local desta última, a supressão das duas faixas.

A Câmara apela aos condutores que “evitem dentro do possível este percurso, utilizando as vias alternativas para acesso ao Centro da Cidade: a nascente, através do percurso que integra a Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, a Avenida da Oposição Democrática e a Avenida 5 de Outubro, ou a poente, via Avenida Araújo e Silva.”

A obra prevê o arranjo do espaço público naquela zona citadina, “com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes.”

O projeto prevê também “o cuidado” com as zonas de acesso às duas Escolas (Mário Sacramento e José Estevão) e a construção de novos espaços de estadia por forma a aumentar atratividade da zona, vetores fundamentais para captar novas dinâmicas na utilização do espaço público.

Como as árvores ali existentes “apresentam uma condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques” será feita uma “renovação gradual”.

Alterações rodoviárias no Rossio

A obra de requalificação do Rossio e da Praça Humberto Delgado/ Rotunda das Pontes avança para uma nova fase dos trabalhos com o início da qualificação da Rua João Afonso, implicando algumas alterações de circulação viária na zona habitacional. O acesso à Rua João Afonso estará limitado ao modo pedonal, salvaguardando-se o acesso dos veículos de emergência e introduzindo-se alterações aos sentidos de trânsito, permitindo assim a execução das novas redes de infraestruturas e a qualificação do espaço público.

Atendendo à estrutura viária do Bairro da Beira Mar, foi necessário implementar também alguns condicionamentos de trânsito aos veículos pesados de passageiros, ficando impossibilitada a sua entrada na Rua João Mendonça e na Ponte de São João (junto ao Canal de S. Roque). No entanto, o acesso direto à continua a ser possível para os habitantes do Bairro da Beira Mar.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.