Aveiro: Arborização do Parque Infante D. Pedro e do Parque dos Amores

1883
Torreão, Parque Infante D. Pedro, Aveiro.
Comercio 780

Está em curso a plantação de 160 novas árvores no Parque da Cidade de Aveiro, especificamente no Parque Infante D. Pedro e no Parque dos Amores, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 17.584,10€ (+IVA), em execução pela empresa Krakatoa Jardim.

Depois de no passado dia 29 de julho ter sido apresentada a renovada imagem do Parque da Cidade de Aveiro (constituído pelo Parque da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro e no Parque dos Amores), a CMA segue a opção política de valorização ambiental da Cidade e de seu Parque, com a sua qualificação e arborização.

Após várias tempestades que ocorreram nos últimos anos, o Parque Infante D. Pedro perdeu algum do seu património arbóreo, sendo por isso necessário proceder à plantação de 37 novas árvores, com o objetivo de densificar o estrato arbóreo através de espécies autóctones da flora portuguesa, adaptadas às condições climatéricas da cidade, restabelecendo assim a grande mancha arbórea que sempre caraterizou o Parque.

Ao invés, o Parque dos Amores, construído recentemente, apresentou sempre um défice de árvores, causado pela não sobrevivência de um número significativo de espécies aquando da sua plantação.

Desta forma, o plano de plantação de 123 novas árvores inclui um alinhamento denso próximo do talude limite do Estádio Mário Duarte, por forma a criar uma cortina arbórea que irá fazer a contenção do Parque. O mesmo acontecerá nas traseiras das habitações da Avenida Araújo e Silva, com o alinhamento orgânico de Jacarandas, de floração exuberante, dando continuidade ao presente no Parque Infante D. Pedro.

O centro da Cidade de Aveiro recebe assim, através deste forte e planeado investimento, novas grandes zonas de sombra e maior conforto, neste espaço de recreio ativo, reforçando o coberto verde, ao longo de todo o Parque da Cidade de Aveiro.

Município de Aveiro