Aveiro: Antiga carreira de tiro passa, finalmente, para a propriedade municipal

2622
Esgueira, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Aveiro aprovou, esta manhã, a aquisição do terreno da antiga carreira de tiro do Exército em Esgueira.

“Após várias negociações tidas desde o ano de 1999” com o Estado, “através dos vários organismos que foram sendo os titulares” da parcela localizada no Olho D’Água, a autarquia aceitou pagar 80.210 euros.

“Com esta compra, será possível avançar com a construção de um parque de lazer em Esgueira, assumindo-se uma condição de referência nas atividades em espaço verde e livre, para atividades recreativas, de lazer e de desporto, somando-se ao Parque da Fonte do Meio existente no local, num investimento articulado com a Junta de Freguesia de Esgueira”, refere um comunicado.

A primeira tentativa de compra remonta a 2009 , pelo valor de 21.700 euros, mas a formalização foi “consecutivamente adiada devido às várias alterações de titular/ministério.”

Com uma área factual de 10.000,00m2, o imóvel acabou desafetado do Domínio Público Militar e foi integrado no Domínio Privado do Estado, tendo sido objeto de nova avaliação por parte da Direção-Geral do Tesouro e do Ministério das Finanças (DGTF) no montante de 80.210 euros.

“Prosseguindo a estratégia e opção política de investimento, expansão e requalificação dos parques, jardins e espaços verdes, e após várias interações com a DGTF, onde se verificou a impossibilidade de redução do valor do imóvel, a Câmara avançou com o pedido de compra do imóvel por ajuste direto”. Seguir-se-á a demolição e limpeza da zona.