Aveiro / Animais de companhia: Medidas camarárias não satisfazem PAN / Presidente garante “melhorias substanciais”

788
Assembleia Municipal, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

As medidas tomadas ao longo do mandato pela Câmara de Aveiro no apoio a animais de companhia não chegam para a maioria receber nota positiva do PAN – Pessoas, Animais e Natureza. O presidente da Câmara garante o contrário.

Rui Alvarenga, deputado do partido na Assembleia Municipal, aproveitou a última reunião do orgão deliberativo e fiscalizador antes das eleições para lamentar o atraso do projeto do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais (CIROA), que tem previsto um dos seus polos em Aveiro. “Recordo que continuamos com o mesmo problema do início do mandato, quatro anos e zero resolução”, criticou.

“Temos visto a Câmara empenhada em algumas coisas, de que não discordamos, nomeadamente os parques caninos, é muito interesse, lembro que fomos os primeiros a fazer essa proposta, nas legislativas de 2011, mas para o PAN, atendendo ao problema dos animais errantes, não era de todo o investimento prioritário. O problema agravou-se, temos episódios em Eixo. Se há investimento para parques caninos, devia haver um esforço para terminar o canil, embora reconheça que foram tomadas medidas, como a esterilização e outras ações que devem ser assinaladas”, ressalvou Rui Alvarenga.

O presidente da Câmara informou que a Comunidade Intermunicipal teve de contratar uma “revisão profunda do projecto” do canil intermunicipal, para lançar um terceiro concurso, uma vez que os dois primeiros não tiveram interessados.

Artigo relacionado

Novo concurso público para construir canil intermunicipal

Sobre o balanço do PAN, Ribau Esteves contrariou a nota negativa no que respeita à gestão aos animais de companhia.

“Obviamente, só sua fase de deturpação da real, muito entusiasmado com a sua ‘co-ligação’, é que pode ver uma realidade tão deturpada”, criticou o edil ao responder a Rui Alvarenga, lembrando que está “a trabalhar em pleno” uma médica veterinária, existem planos de vacinação regulares e funcionam centros de recolha não oficiais em S. Jacinto e nos armazéns gerais da Câmara, assim como “múltiplas campanhas de sensibilização de adopção, com níveis de sucesso muito interessantes”, e de esterilização. “Não sei se o Rui Alvarenga já adoptou algum dos nossos cães que lhe ficaria muito bem vir para a assembleia com um cão, seria muito interessante”, ironizou o presidente da Câmara.

Ribau Esteves lembrou, ainda, que “única manifestação” contra a sua pessoa, em 2018, com “insultos que nunca tinha ouvido, foi do PAN, à entrada de uma assembleia, numa altura em que se achava que o problema estava a atingir níveis altos, havia uma verdade, mas completamente deturpada”.

Artigo relacionado

Manifestação quer “canil já!” mas será em 2020

“A realidade dos animais errantes é hoje muito melhor do que há quatro ou oito anos. São substanciais, vamos ter um terceiro parque canino no canal de S. Roque. Temos que melhorar ? Sim, ainda não apanhámos a matilha de Eixo toda, continuamos dizer ao Governo e ICNF, que não temos instrumentos nomeadamente para fazer captura de animais errantes, é tudo proibido”, explicou o edil, dando conta de avanços na captura de matilhas de S. Jacinto e Cacia numa operação com a GNR.

Discurso direto

“O PAN nunca convocou nenhum tipo de manifestação. É mentira. O presidente foi o único dirigente que a concelhia convidou para discussões sobre a sua matéria. Era nele que depositávamos a expetativa de resolver os problemas. Parte está a acontecer, mas globalmente a questão de fundo está para tratar. O presidente da Câmara sabe disso, os presidentes de Junta sabem disso, as associações sabem disso.
E depois esta deselegância… Os meus cães todos têm histórico de abandono. Este sarcamos relativamente às pessoas com esta sensibilidade é perfeitamente desprezível e seria evitável. Ri-se da situação, mas não gostei. O presidente da Câmara falhou amplamente” – Rui Alvarenga.

“A manifestação do PAN até foi muito importante para o PAN crescer, geriram politicamente muito bem, o vosso crescimento notável é um facto. Realcei já várias vezes o convite que me fizeram, pena que outros da oposição não o tivessem feito, foi um bom exemplo democrático. O PAN é um partido simpático. Ultimamente tem feito umas asneiras, com as coligações que faz, a irrelevancia que tem e por não dar valor à Câmara no crescimento que tivemos.O lado positivo é objetivamente muito bom, vá falar com as associações que ajudamos com financiamento” – Ribau Esteves.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.