Aveiro ajuda integração de jovens do ensino profissional com dificuldades de aprendizagem

1743
Ensino e formação profissional.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) acolheu a terceira reunião do projeto europeu ‘Teaching ICT for People with Specific Learning Disorders – TI4PeS’, no âmbito da criação de “parcerias estratégicas para o ensino e formação profissional”.

O intercâmbio é financiado pelo Programa Erasmus+, envolvendo várias instituições europeias, associações não governamentais, universidades e empresas de Itália, Polónia, Suécia e Bulgária.

Segundo a AEVA, o encontro de Aveiro serviu para “partilhar boas práticas no que diz respeito à integração de jovens do ensino profissional com dificuldades de aprendizagem devido a perturbações na linguagem no mercado de trabalho.

Os promotores trabalham no desenvolvimento de “um software que promova o aprofundamento de competências em TIC e a aprendizagem online, assim como a produção de material de apoio pedagógico para professores.”

Como resultado final deste projeto, prevê-se a disponibilização gratuita a todos os interessados de um curso de aprendizagem no âmbito das TIC online para alunos que sofram de dislexia, discalculia, disgrafia e/ou disortografia.

Nesta reunião realizada em Aveiro, “foram analisados e avaliados dois dos produtos finais do projeto assim como se calendarizaram todas as outras atividades a desenvolver por cada um e em conjunto até ao final do projeto, em outubro de 2019”.

Estão em perspetiva “eventos de disseminação do projeto a organizar em cada país parceiro.”

O grupo teve, ainda, a oportunidade de conhecer um pouco da região de Aveiro.