
O presidente da Câmara de Aveiro informou esta tarde que despachou a adjudicação da elaboração do projeto os terrenos da antiga lota por cerca de 690 mil euros.
O procedimento implicará uma alteração das grandes opções e do plano de 720 mil euros, verba que inclui também a nova ponte no canal das Pirâmides.
Segundo Ribau Esteves, a elaboração do projeto da intervenção a realizar na antiga lota foi entregue à empresa que venceu o concurso aquando da elaboração do estudo urbanístico (Dois Arquitetos).
A deliberação será agendada para a próxima reunião do executivo, de carácter privado, para conhecimento.
Artigo relacionado
A Câmara de Aveiro aprovou também a adjudicação da empreitada de requalificação do Parque de Campismo de São Jacinto que foi feita por 2,2 milhões de euros e um prazo de execução contratual de 210 dias.
A obra destina-se à “melhoria e qualificação da infraestrutura, com intervenções de conservação e pequenas alterações funcionais nas instalações e espaços existentes, garantindo maior conforto, segurança e sustentabilidade ambiental, em respeito pelos valores naturais que caracterizam a área envolvente”.
O projeto prevê a reorganização do estacionamento, criando uma zona específica para autocaravanas.
Melhoria da iluminação, reforço da arborização e zonas verdes, novas infraestruturas elétricas e de águas residuais domésticas e rede de proteção contra incêndios figuram entre os outros melhoramentos.
O recinto ocupa uma área de 6,1 hectares, dos quais 4,5 hectares estão diretamente afetos à zona de campistas, prevendo-se uma lotação máxima de cerca de 800 utilizadores.
Nova Escola Homem Cristo em concurso público
Como estava igualmente previsto, o executivo aprovou o lançamento do concurso público da nova Escola Homem Cristo pelo valor base de 10,5 milhões de euros e prazo de execução de 732 dias.
A secundária, pelo que está previsto, ficará localizada nos terrenos contíguos à Escola Básica de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, junto à Avenida da Universidade de Aveiro.
Para as atuais instalações da Homem Cristo, “edifício que necessita de uma obra de profunda requalificação, a Câmara projeta uma vida nova”, com a instalação dos serviços municipais. Decisão que tem sido contestada abertamente na campanha eleitoral por várias candidaturas, incluindo da nova coligação PSD-CDS-PPM, reclamando-se uma utilização com fins culturais ou comunitários do edifício histórico.
A atual Câmara prevê que a área pelos serviços municipais na antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, seja “qualificada e adaptada em termos funcionais para integrar o Centro de Congressos de Aveiro.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).