Aveiro: Adjudicada a nova rotunda na antiga EN109, em Cacia

5642
Antiga EN 109, Cacia, Aveiro.

A Câmara de Aveiro adjudicou a construção da rotunda na antiga N109 (ligação à Vulcano e Lusavouga), atual ruzamento da Rua Vale Caseiro com a Travessa da Rua da Paz, em Cacia, pelo valor de 366.198 euros (+ IVA).

O processo vai agora ser alvo de assinatura de contrato entre a Câmara e o empreiteiro, seguindo para visto do Tribunal de Contas antes de arrancar ‘no terreno’.

Uma obra no âmbito do projeto de renovação e reabilitação em toda a sua extensão da futura ‘Avenida Europa’.

Em comunicado, a edilidade destaca a “opção política estratégica” feita no “desenvolvimento urbano e rodoviário”.

A empreitada agora adjudicada “dá seguimento ao compromisso de investimento nesta importante via, melhorando as condições de circulação e segurança no traçado.”

A nova rotunda segue-se à construção da variante de Cacia e da rotunda do Botafogo, assim como da qualificação do nó da Avenida da Universidade com a antiga EN 235 (junto à futura loja da Mercadona, bem como da urbanização da zona do Glicínias, pavimentação do troço de 2,5 km, compreendido entre a ponte sobre a Estrada de São Bernardo e viaduto junto à Rua General Costa Cascais, em Esgueira.

Outros melhoramentos rodoviários

A Câmara adjudicou projeto de execução para reabilitação da Rua Direita da Costa do Valado (entre a Rua das Paradas e a EN 235) por 16.000€ (+ IVA). A empreitada prevê a reparação de passeios e substituição do pavimento, bem como a renovação de infraestruturas de águas pluviais, iluminação pública, sinalização vertical e horizontal e demais equipamentos que se considerem necessários após a atual fase de projeto. A qualificação desta via faz parte da operação de qualificação da EN 235, “já que se trata de um importante arruamento para o acesso local, sujeito a algum tráfego de atravessamento, e é a infraestrutura onde atravessa a “linha 8” da Aveirobus, que serve esta zona do município”.

A Câmara avançou com o procedimento por consulta prévia para conservação e tratamento do guarda-corpos da passagem superior da Rua da Junqueira, Cacia, com o valor base de 20.000€ (+ IVA). O tabuleiro sobre a linha do Norte é a principal via de ligação entre a EN 109 e o polo poente da Área de Atividades Económicas – Zona Norte, “pelo que a empreitada é de especial importância para garantia da segurança para automobilistas e peões, utilizadores deste acesso.”

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780