AVANCA’23: “Trapped Balloon”, do realizador japonês Hiroyuki Miyagawa, ganhou o prémio de melhor filme

1286
"Trapped Balloon".

O filme “Trapped Balloon” é “o grande vencedor” do Avanca Film Festival – 27º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2023.

Realizado pelo cineasta japonês Hiroyuki Miyagawa, a obra, que relata “o reencontro com o pai e uma ilha”, ganhou o ‘Prémio Cinema para a Melhor Longa Metragem’. A atribuição do prémio encerrou 10 dias de um festival de cinema que teve como tema, este ano, “IA – Inteligência Artificial.”

O comunicado final dá conta que foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “The Ballad of Piargy” de Ivo Trajkov (Eslováquia) e “Nargesi” de Payam Eskandari (Irão). O filme da Eslováquia foi ainda distinguido com o Prémio para a melhor cinematografia (Peter Bencsik) e melhor atriz (Judit Bardos). O ator Hossein Eskandari do filme “Nargesi”, foi distinguido com uma menção especial.

Já o ‘Prémio Curta Metragem’ foi para o filme “Mate” de George-Alex Nagle (Austrália), que foi igualmente distinguido como melhor argumento e melhor ator para Jeremy Blewitt. A curta metragem “Vivir toda la vida” de Marlén Ríos-Farjat (México) recebeu uma Menção Especial. Também o ator Max Pemberton recebeu uma Menção Honrosa pelo seu papel no filme “Trinou” de Nejib Kthiri (Tunísia). O ‘Prémio de Animação’ foi atribuído a “Koerkorter Dog – Apartment” de Priit Tender (Estónia).

O júri de cinema foi presidido pelo cineasta luso francês António Amaral, tendo integrado igualmente os cineastas Issaad Salah (Argélia), Guenny K. Pires (Cabo verde), Eva Libertad e Nuria Muños (Espanha).

Comunicado com restantes prémios do AVANCA 2023.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.