Avaliação final da candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020

1029
Candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020.

A Comissão de Avaliação da ACES Europe – European Capitals and Cities of Sports Federation realizou, entre 30 de outubro e 1 de novembro últimos, uma visita a Anadia, no âmbito da candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020, com vista à tomada de decisão final que deverá ser conhecida a meados de janeiro, em Portimão.

A delegação, liderada por Gian Francesco Lupattelli, fundador e presidente da ACES Europe, e por Nuno Santos, dirigente da congénere portuguesa, foi recebida, numa sessão de boas-vindas, nos Paços do Município de Anadia, pelos presidentes da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, e da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, e pelo restante executivo.

À noite, teve lugar um primeiro momento de convívio, com uma visita ao Aliança Underground Museum, em Sangalhos, a que se seguiu um jantar que reuniu representantes de várias entidades nacionais, regionais e locais, nomeadamente os presidentes das Câmaras Municipais das autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Marcaram igualmente presença a vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Sónia Paixão, em representação do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e o deputado europeu José Manuel Fernandes, que enalteceu as virtudes da candidatura, qualificando-a como agregadora das sinergias da região.

A deslocação às instalações desportivas aconteceu no dia 31 de outubro, tendo sido visitados o Complexo Desportivo (Piscinas Municipais e Pavilhão de Desportos), e o Pavilhão Municipal, em Anadia, e o Velódromo Nacional, em Sangalhos. Neste périplo, os elementos da comissão de avaliação ficaram com a perceção das várias modalidades desportivas ali praticadas, dos projetos que se encontram em desenvolvimento, bem como de outros que estão ainda na “forja”, com o intuito de envolver, cada vez mais, as várias camadas da população do concelho.

Os sete comissários, acompanhados por membros do executivo anadiense, rumaram depois à Costa Nova e a Aveiro, onde ficaram a conhecer alguns dos seus recantos e ex-libris, tendo, durante a tarde, reunido com o presidente do Turismo Centro de Portugal, que lhes deu conta das potencialidades turísticas da região de Aveiro. Pedro Machado manifestou ainda o seu total apoio à Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto, considerando que esta será uma mais-valia, não só para o concelho, mas também para a região de Aveiro e para o Centro do país.

“Trabalhámos arduamente ao longo de 18 meses”

No final do dia, teve lugar, no auditório do Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, uma conferência de imprensa de apresentação da candidatura, onde estiveram presentes, para além do executivo camarário e dos elementos da Comissão de Avaliação da ACES, os presidentes da CIRA, Ribau Esteves, e do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, bem como os “Embaixadores Anadia 2020”, e representantes de associações desportivas e de outras entidades locais.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, referiu estar convicta de que, face ao trabalho desenvolvido pela autarquia e por todas as associações desportivas do concelho, Anadia deve ser a Cidade Europeia do Desporto em 2020. “Cumprimos rigorosamente os passos previstos no regulamento de candidatura ou aqueles que nos foram indicados, e garantimos a consonância dos nossos objetivos com os do Manifesto da ACES, pugnando pelo seu reforço na nossa atuação”, afirmou, acrescentando ainda que “trabalhámos arduamente ao longo de 18 meses, cumprindo as exigências da candidatura e concretizando todas as ações a que, no seu âmbito, nos propusemos e obrigámos”.

A presidente da Câmara acredita na vitória da candidatura anadiense: “uma vitória à altura da nossa história e da nossa tradição desportiva. Queremos uma vitória merecida, justa, de acordo com o trabalho realizado, com as expectativas criadas, com a mobilização alcançada, com o entusiasmo suscitado, com as nossas capacidades e potencialidades”.

Na sua intervenção, Maria Teresa Cardoso destacou o facto de nunca ter havido, na Região Centro, uma Cidade Europeia do Desporto, e que “com a nossa candidatura, são grandes as expectativas relativamente ao fim dessa lacuna”. “Julgamos que chegou a vez do Centro de Portugal e dos seus quase dois milhões e meio de habitantes que não podem continuar a ser prejudicados pelo facto de estarem longe do poder central e dos grandes decisores”, adiantou a edil.

A autarca sublinhou que todos os “Embaixadores Anadia 2020” e todas as outras entidades locais regionais, nacionais e internacionais envolvidas “vestiram a nossa camisola e defenderam as nossas cores, que também são, de alguma forma, as suas”. Neste âmbito, a presidente da Câmara Municipal destacou o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e do Turismo Centro de Portugal, tendo os respetivos presidentes, nas suas intervenções, reafirmado esse apoio, elogiando, ainda, o grande trabalho desenvolvido pela autarquia no sentido de Anadia ser uma Cidade Europeia do Desporto em 2020, o que consideraram representar uma mais-valia, a vários níveis.

Município de Anadia

Comercio 780