Autárquicas 21 / Aveiro: BE insiste em transportes intermunicipais, CDU ouviu bombeiros e AcA contra “arrivistas”

831
Autárquicas 21.

BE fez viagem de autocarro entre Ílhavo e Aveiro para defender reforço dos transportes públicos, CDU pediu mais atenção aos bombeiros e ‘Aliança com Aveiro’ garante que é candidatura com “mais força” para ganhar.

O Bloco de Esquerda insistiu, esta quarta-feira, na criação de uma empresa pública intermunicipal para assegurar os transportes entre concelhos da região de Aveiro. O pretexto foi uma iniciativa de campanha envolvendo candidatos de Aveiro e Ílhavo.

Nelson Peralta, candidato do Bloco de Esquerda em Aveiro (à esquerda).

“São precisos mais transportes públicos para responder às populações que precisam de transportes para aceder a serviços, a empregos e encontrarem uma forma mais barata de se deslocarem. É também essencial para responder às alterações climáticas. Por isso propomos uma empresa intermunicipal de transportes públicos, que ganhe escala, que retire carros dos centros urbanos e que dê uma oferta ajustada às necessidades das pessoas”, referiu Nelson Peralta, candidato à Câmara de Aveiro, citado em nota de imprensa do Bloco.

Candidatos e apoiantes do partido fizeram, esta manhã, uma viagem de autocarro entre Ílhavo e Aveiro, aproveitando para dar conhecimento de “soluções públicas e intermunicipais para os transportes” que gostariam de ver aplicadas, “que ganhe escala, que retire carros dos centros urbanos e que dê uma oferta ajustada às necessidades das pessoas”.

O Bloco reafirmou ser a favor, também, da criação de um metro de superfície, que aproveite a ferrovia de mercadorias já existente para o porto de Aveiro, ligando a estação de caminhos-de-ferro (e as linhas do norte e do Vouga), a universidade, núcleos urbanos e as praias, “uma proposta decisiva para descarbonizar e para mudar e modernizar a região”, sublinhou Nelson Peralta, criticando o presidente da Câmara de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, que “não fez uma única política intermunicipal. Nem mesmo para a mobilidade entre estes dois concelhos, que têm imensas necessidades de mobilidade entre si””.

Discurso direto

“O sistema de transportes a nível municipal está completamente desajustado e ultrapassado. Sem horários rigorosos e de elevado grau de poluição. Não satisfaz as necessidades dos cidadãos. É urgente criar um sistema de transportes alternativos que satisfaça a população de acordo com as suas necessidades” – Luís Oliveira, candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Ílhavo.

CDU defende “maior protagonismo do Conselho Municipal de Segurança”

Nas últimas horas, a CDU de Aveiro defendeu “um maior protagonismo do Conselho Municipal de Segurança que hoje se limita a cumprir os serviços mínimos”. Posição assumida após contactos no âmbito da campanha que levaram o cabeça-de-lista para a Câmara, Miguel Viegas, à corporação dos Bombeiros Velhos. “É necessário mais diálogo com as instituições e designadamente com as corporações de bombeiros”, refere um comunicado da coligação PCP-PEV.

Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara de Aveiro (ao centro) em visita aos Bombeiros Velhos.

Miguel Viegas e Emídio Abrantes (cabeça-de-lista para a Assembleia de Freguesia da Gl´roa e Vera Cruz), tomaram nota da “dificuldade de captar quadros para assegurar o funcionamento regular da instituição e dar resposta às muitas ocorrências que diariamente solicitam a sua intervenção”, bem ao nível de financiamento, devido à não atualização dos preços que remuneram o transporte de doentes.

A CDU foi alertada, ainda, a nível local, “para a falta de articulação entre instituições, o que impede uma melhor utilização dos recursos”, tendo sido dado o exemplo da cobrança de estacionamento de ambulâncias no hospital

“Somos gente que as pessoas conhecem, não somos uns arrivistas” – Ribau Esteves

A ‘Aliança com Aveiro’ (AcA) divulgou, esta quarta-feira, um vídeo com a intervenção de sábado no encontro da coligação realizado no parque Aventura, em Esgueira.

Ribau Esteves, recandidato ao terceiro mandato na presidência da Câmara, referiu que a candidatura PSD-CDS-PPM “luta pelas boas causas em nome do futuro, com selo de garantia do que fizemos”, acreditando que os munícipes darão a confiança esperada a quem tem ‘obra para mostrar’. “Somos gente que as pessoas conhecem, não somos uns arrivistas que se lembram de quatro em quatro anos de aparecer e fazer de conta que já fizeram coisas pela gente, que têm crédito para ter a garantia que lhes podemos entregar a governação da nossa terra”, afirmou.

O candidato disse que prefere evitar as críticas da oposição e focar-se no balanço dos mandatos e nas novas apostas. “A nossa mensagem não é contra ninguém, nos debates defendemos a nossa causa, trabalho e programa, não andamos a dizer mal e é sempre do mesmo e da mesma ‘Aliança’, porque trabalhamos pelas pessoas, para fazer mais, com dinamismo, com competência e com a nossa alma aveirense”.

Ribau Esteves, candidato da ‘Aliança com Aveiro’

A finalizar, alertou os seus apoiantes para não darem a vitória como garantida, apesar de existirem “condições” para ganhar mais quatro anos. “Nas eleições é o dia em que em tudo fica decidido, até lá nada está decidido, não dêem ouvidos aquela coisa que já ganhámos, não ganhámos nada, ganhámos o direito de continuar a lutar por uma grande vitória; o caminho demonstra bem quem tem mais força, que está cara a cara com todos os cidadãos, em todo o lado, no online, a única em todo o lado; o que está feito é muito importante, mas na reta final damos o máximo, usamos as energias todas, não há-de de ficar nenhuma para gastar”, rematou num apelo à mobilização.

Líder da Iniciativa Liberal em Aveiro

João Cotrim de Figueiredo, líder e deputado na Assembleia da República da Iniciativa Liberal, tomou parte numa visita da candidatura autárquica local à em Altice Labs.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780