“Automóvel – um produto em transformação”

2854
Renaul,t, Aveiro.
Comercio 780

A AFIA pretende reunir os empresários para, em conjunto, analisarmos a atual situação do setor, quer a nível nacional quer internacional, e encontrar soluções para conseguirmos apoiar as nossas empresas.

Por José Couto *

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, volta ao Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, no dia 17 de novembro, para a realização do 10º Encontro da Indústria Automóvel, subordinado ao tema “Como construir a indústria do amanhã | Automóvel – um produto em transformação”.

Este será um Encontro, particularmente, relevante tendo em conta a atual situação da indústria automóvel quer a nível nacional quer internacional. Será esta, também, a altura para realizar uma análise das tendências da mobilidade do futuro, e um momento importante para ouvir os testemunhos, problemas e possíveis estratégias que os empresários tenham interesse em partilhar para o futuro.

A AFIA pretende reunir os empresários para, em conjunto, analisarmos a atual situação do setor, quer a nível nacional quer internacional, e encontrar soluções para conseguirmos apoiar as nossas empresas e chamar a atenção do governo para os problemas e dificuldades que esta indústria enfrenta.

A primeira intervenção estará a cargo de Pedro Pêga, da AFIA, que fará a caracterização da Indústria de Componentes Automóveis em Portugal, seguida da participação do Ministro da Economia Pedro Siza Vieira.

Ainda antes da primeira pausa da manhã, teremos as apresentações mais institucionais do presidente da CLEPA (European Association of Automotive Suppliers), seguida da Administradora-Executiva da AICEP, Francisca Guedes de Oliveira.

O primeiro painel, subordinado ao tema “Macrotendências da Indústria Automóvel” tem início marcado para as 12:00H e que integrará uma apresentação de Nelson Fontainhas da Deloitte, seguida de uma conversa entre este e Jorge Rosa, da MOBINOV, com moderação de Pedro Ramalho, da AFIA.

Da parte da tarde os trabalhos têm início com o painel dedicado aos Testemunhos dos Desafios Empresariais, que contará com a moderação de Jorge Castro da AFIA e com Hugo Silva da BorgWarner, João Brandão da ERT Têxtil, Luís Febra da Maxiplás / Grupo Socem e Filipe Moutinho da Sodecia como oradores.

A fechar o leque de intervenções, o Encontro receberá o Presidente do Compete 2020, Nuno Mangas, terminando depois com a apresentação das Conclusões do dia, por José Couto.

O Encontro servirá ainda para assinalar os 55 anos da AFIA, a associação que representa, nacional e internacionalmente os fornecedores de componentes para a indústria automóvel, e que tem vindo a afirmar-se como um importante player na defesa e luta pelo setor.

A indústria de componentes para automóveis em Portugal agrega cerca de 350 empresas e emprega diretamente 62.000 pessoas. Fatura 10,8 mil milhões de Euros (ano 2020), com uma quota de exportação superior a 80%.

Em termos de importância na economia nacional, representa 5,2% do PIB, 9,1% do emprego da indústria transformadora e 16,1% das exportações nacionais de bens transacionáveis.

* Presidente da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, que congrega e representa, nacional e internacionalmente, os fornecedores de componentes para a indústria automóvel.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780