Autárquicas 21 / BE: Jardim temporário na Avenida para lembrar Semana da Mobilidade que Aveiro não assinala

1264
BE instalou jardim provisório em Aveiro.
Comercio 780

A candidatura do Bloco de Esquerda colocou um jardim temporário, com relva natural, plantas e bancos de jardim naquilo que é um lugar de estacionamento na Avenida Lourenço Peixinho.

A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda em Aveiro assinalou, simbolicamente, a Semana Europeia da Mobilidade com uma inciativa no centro da cidade para “mostrar um modelo de urbanismo e mobilidade diferente, com mais espaço para as pessoas”.

Os bloquistas criaram um jardim temporário, com relva natural, plantas e bancos de jardim num lugar de estacionamento na Avenida Lourenço Peixinho, a principal artéria citadina.

“Estamos na Semana Europeia da Mobilidade, mas a Câmara Municipal – governada pelo PSD-CDS – decidiu não fazer qualquer iniciativa simbólica, o que é um símbolo de a direita não ter nenhuma política diferente daquela que tem existido: carros e betão”, criticou Nelson Peralta, cabeça-de-lista para Câmara citado em nota de imprensa.

O “jardim provisório” plantado para mostrar “que é possível um modelo de urbanismo e de mobilidade diferente”, tirando carros do centro urbano, com transportes públicos e mobilidade ciclável e pedestre, de forma a “dar mais espaço para usufruto e lazer das pessoas”.

Nelson Peralta defendeu, igualmente, a mudança do modelo de urbanismo “para a chamada cidade dos 15 minutos”, um espaço urbano onde os serviços e as coisas essenciais para os cidadãos estão a uma distância a pé ou de bicicleta de um quarto de hora. “Assim também se reduz drasticamente a circulação automóvel, com maior qualidade de vida”, lembrou o candidato.

O executivo municipal PSD/CDS é acusado de insistir em “menos transportes públicos, em vias inseguras para peões e bicicletas e num ordenamento do território onde tudo se deve fazer de carro”, com a cidade a assistir à remodelação de um dos principais centros comerciais dotado de “um parque de estacionamento gigantesco”.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.