Autárquicas 21 / Aveiro: Bloco só falha candidatura em S. Jacinto e confia na eleição de vereador

1434
Bloco de Esquerda, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O Bloco de Esquerda concorre a todos os orgãos autárquicos de Aveiro nas eleições de 26 de setembro, excepto na freguesia de S. Jacinto.

A concelhia entregou, esta manhã, as listas de candidatos no tribunal.

Nelson Peralta, recandidato à presidência da Câmara, valorizou a participação de mais de 150 elementos pelos Bloco no próximo ato eleitoral, “listas bastante paritárias”, conseguindo alinhar para o executivo e Assembleia Municipal um homem e uma mulher e para as juntas chegam a metade.

Em segundo, disse que partido “já teve uma vitória nestas eleições” ao conseguir que o tema da habitação, em particular para a classe média, que “tem rendas completamente inacessíveis”, fosse colocado “na campanha” com todos os candidatos a pronunciarem-se, inclusivamente o presidente da Câmara. O Bloco pretende “colocar os problemas concretos” dos aveirenses “no centro” do debate autárquico.

A mobilidade, no que toca aos transportes públicos, continuará a ser motivo de referência dos bloquistas, denunciando a falta de horários para servir “quem vive em freguesias mas periféricas”, que está privado de serviços e “muitas vezes do próprio emprego” por falta de autocarros, “muitas dessas pessoas são mulheres com baixos salários”.

O Bloco pretende, ainda, colocar “no centro do debate” outros temas como as alterações climáticas e os seus riscos para o território quando se fazem “construções absurdas” como o parque subterrâneo no Rossio, alertou Nelson Peralta.

A candidatura de 2021 bloquista será feita “com propostas concretas para os problemas das pessoas de Aveiro.

Quanto a resultados, Nelson Peralta lembrou que o partido “subiu bastante” há quatro anos, de 2 para 7 eleitos autárquicos nas freguesias e Assembleia Municipal, confiando que na terceira candidatura possa entrar na Câmara para “evitar qualquer maioria absoluta”, o que será “um facto decisivo”.

O cabeça de lista diz que “é perfeitamente conciliável” exercer o cargo de vereador com a presença na Assembleia da República, onde é eleito pelo circulo distrital, considerando até útil em certos temas trazer para Aveiro questões suscitadas no parlamento, como aconteceu com os planos do Governo para construir habitação a custos controlados na cidade.

Em Aveiro, o Bloco tem eleitos na Assembleia Municipal (2), Cacia (1), Esgueira (1), Glória e Vera Cruz (1), Santa Joana (1) e Eixo – Eirol (1).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.