Autarquia de Ílhavo apoio restauro de igrejas

1927
Igreja Matriz de Ílhavo.
Comercio 780

A Câmara de Ílhavo aprovou apoios financeiros para a reabilitação e manutenção da Igreja Matriz de Ílhavo e da Igreja da Gafanha de Aquém no valor global de 69.800 euros.

A primeira recebeu obras pela última vez em 1975, pelo que a edilidade decidiu atribuiu um subsídio à Paróquia de S. Salvador para a comparticipação de trabalhos de reabilitação do exterior, “atendendo à degradação existente que pode comprometer a sua estabilidade.”

Já a Comissão de Culto da Gafanha de Aquém irá ser apoiada para a realização de obras de manutenção na igreja local que incidem na manutenção e limpeza do telhado, impermeabilidade exterior, pinturas gerais e reparação de fissuras na torre.

A Igreja Matriz de Ílhavo e o “Centro de Valorização da Religiosidade Ligada ao Mar”

A Igreja Matriz de Ílhavo (finais do Séc. XVIII) é um dos edifícios históricos “mais identitários e marcantes, sendo, igualmente, um dos elementos estruturantes do Plano de Ação para a Regeneração Urbano, condicionando o enquadramento e elementos funcionais do “Centro de Valorização da Religiosidade Ligada ao Mar”, pensado para “funcionar” em conjunto com o edifício da Igreja Matriz para ganhos de escala recíprocos, designadamente, no que se refere à atratividade turística e económica do centro urbano antigo de Ílhavo.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780