Autarquia na posse de antigo IPSB, obras de melhoramento avançam

1057
Antigo IPSB , Oliveira do Bairro.

O município de Oliveira do Bairro informa que avançou com obras de requalificação das instalações do antigo IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos, onde atualmente funciona a Extensão Frei Gil.

A intervenção ocorre após a edilidade ter assumido a propriedade do imóvel, o que ficou formalizado com o auto de tomada de posse realizado esta segunda-feira no seguimento de um despacho emitido pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do território, Carlos Miguel.

A Câmara viu aceite o pedido de declaração de urgência da expropriação deste edifício, “com a intenção de instalação de um estabelecimento de educação – Escola Básica, de tipologia de 2.º e 3.º CEB – na zona poente do Concelho de Oliveira do Bairro – União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.”

Artigo relacionado

Ol. do Bairro: Câmara vai tornar-se proprietária do antigo IPSB

Obras previstas

A intervenção a ser realizada na antiga Extensão Frei Gil contempla, numa primeira fase, a remoção das coberturas de fibrocimento da cantina, do Pavilhão Desportivo e dos passadiços de interligação aos edifícios, a par de outras reparações pontuais, necessárias ao arranque do próximo ano letivo, estando esta orçamentada em meio milhão de euros.

Discurso direto

“A aquisição deste imóvel é mais uma evidência clara na aposta que este executivo tem feito na Educação, garantindo, para o ano letivo de 2022/2023, uma escola autónoma no lado poente do Concelho, deixando esta de ser uma extensão da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo. Este processo revestiu-se de complexidade”, na medida em que “passou por várias fases e diligências junto de várias entidades, em que a discrição e a cautela foram essenciais para alcançarmos este objetivo”. “Durante este processo, contámos com o apoio do Governo e a colaboração do Agrupamento de Escolas. Em pouco mais de quatro anos, investimos 1,6 milhões de euros na reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho e vamos ter, pela primeira vez na história do nosso concelho, ensino universitário em Oliveira do Bairro, com o funcionamento do Curso Técnico Superior Profissional em Informática e Comunicação Organizacional” – Duarte Novo, presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.