Centro: Aumento de dormidas na Páscoa superior à média nacional

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Canal Central, Aveiro.
Magneton 728

A procura turística da região Centro cresceu “acima da média nacional” em Abril, mês das tradicionais férias da Páscoa, de acordo com os números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No total de dormidas, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4%: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. O aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

“É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147”, refere um comunicado.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Os proveitos da atividade hoteleira subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. Mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

“Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país”, sublinha o comunicado.

Tendo em conta o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal dão conta que as dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. As dormidas dos estrangeiros subiram 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Discurso direto

“A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região” – Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

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