Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou GOP de 2023

472
Albergaria-a-Velha, Paços de Concelho.
Smartfire 728×90 – 1

A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2023, no valor de 28 684 333 euros.

Não obstante o complexo contexto económico influenciado pela guerra na Ucrânia, pela crise energética e pela subida da inflação, a autarquia continuará a apoiar as famílias e as empresas, pelo que vai manter a baixa carga fiscal (IMI, Derrama e IRS) no próximo ano, uma prática que já permitiu deixar do lado das famílias e empresas mais de 9,5 milhões de euros nos últimos anos.

Para 2023, o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, considera fundamental “continuar a investir, criar riqueza e apoiar as famílias, para prosseguir a valorização do território”.

Do Orçamento e Grandes Opções do Plano destaca-se um conjunto de projetos e investimentos estratégicos, que configuram os principais desafios e prioridades para os próximos anos no Concelho e qua abarcam as áreas do Desenvolvimento Económico, Educação, Saúde, Habitação, Requalificação Urbana, Desporto e Lazer, Ambiente e Mobilidade.

No âmbito da estratégia de desenvolvimento empresarial, 2023 vai ficar marcado pela conclusão de um arruamento estruturante na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, dotado de modernas infraestruturas e de um conjunto de lotes para a atração de empresas, bem como pela execução de uma nova via. O projeto de ampliação e requalificação da Zona Industrial conta com investimentos municipais superiores a 3,7 milhões de euros.

Na área da Educação, vai dar-se continuidade aos projetos de requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha (3.ª fase) e Escola Básica de Branca (2.ª fase), apostando na eficiência energética e melhoria geral do conforto dos espaços educativos. Na área da Saúde, as intervenções mais importantes vão concentrar-se na requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha (2.ª fase) e na construção da nova Extensão de Saúde – USF Beira Vouga.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação para o Município de Albergaria-a-Velha, serão lançados em 2023 importantes concursos e disponibilizados apoios num total de 7 milhões de euros para a promoção da Habitação. Entre os projetos, é possível destacar a reabilitação de habitação social propriedade do Município, bem como a aquisição e construção de novos fogos; o desenvolvimento de programa de arrendamento a custos acessíveis e o apoio a beneficiários diretos e instituições no acesso a medidas concretas.

Na requalificação urbana, o destaque vai para o início da requalificação da Estação Ferroviária de Albergaria-a-Velha e zona envolvente e a requalificação da antiga Fábrica de Papel de Valmaior. No que diz respeito ao Desporto e Lazer, o Município vai criar um percurso com passadiços, que ligue Valmaior ao Palhal, na zona molinológica do Caima, e aumentar a oferta de equipamentos no Parque Desportivo de Albergaria-a-Velha, com a requalificação dos campos de ténis, a instalação de um novo campo e a construção de um campo de basquetebol. Em termos de vias cicláveis, será dada continuidade à via do Parque da Boca do Carreiro, em Frossos, até Loure.

No âmbito do desenvolvimento da Estratégia de Sustentabilidade “Albergaria-a-Verde”, vai-se avançar com o projeto-piloto de bioresíduos, sendo ainda implementado o novo Regulamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Município, que inclui a recolha e tratamento de óleos alimentares usados, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos volumosos, têxteis, entre outros. De salientar ainda um conjunto de novas normas e considerações relativamente às operações de limpeza urbana.
Em 2023, está prevista a inauguração do Centro Municipal de Proteção Civil Eng. Fausto Vidal e a entrada em funcionamento do Centro de Recolha de Animais.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780