ASAE fechou dois estabelecimentos em Vale de Cambra por falta de higiene

771
ASAE.
Dreamweb 728×90 – Video I

Uma fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar (ASAE) no concelho de Vale de Cambra abrangeu 158 operadores económicos, tendo sido instaurados 66 processos de contraordenação. Dois estabelecimentos (um talho e uma mercearia) foram encerrados por falta de requisitos de higiene.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Nesta fiscalização em terras de Cambra, a ASAE apreendeu cerca de 200 quilos de géneros alimentícios (produtos cárneos, hortofrutícolas e azeitonas) por falta de rotulagem e uma balança, por falta de controlo metrológico, num valor aproximado de 1.400 euros.

No balanço, são apresentadas como “principais infrações” falta de requisitos de higiene, falta rotulagem em produtos cárneos e hortofrutícolas, falta de afixação de preços em montras, falta de implementação de plano HACCP, falta de mera comunicação prévia, assim como a existência de extintores com prazo de validade ultrapassado, falta de tabela de preços e, entre outras, incumprimentos diversos relativos ao livro de reclamações.

A operação ‘Calambria’ foi levada a cabo por Inspetores da Unidade Regional do Centro no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica, tendo sido direcionada a estabelecimentos com atividades diversas, nomeadamente, talhos, peixarias, restauração e bebidas, mercearias, padarias, garrafeiras, frutarias, minimercados, retalhistas de artigos de vestuário e de decoração, floristas, lavandarias, óticas, oficinas, ginásios e drogarias.

A ASAE conclui adiantando que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores. ”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.