ASAE apreendeu 2,3 toneladas de carne de porco na Mealhada

1146
Carne de porco apreendida pela ASAE.

A Autoridade de Segurança Alimentar e económica (ASAE) apreendeu no concelho da Mealhada 2,3 toneladas de produtos cárneos.

A apreensão feita pela Brigada Especializada de Indústrias de produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro decorreu numa operação de fiscalização direcionada ao combate dos ilícitos contra a saúde pública.

“Durante a ação e após a interceção de uma viatura que transportava produtos cárneos (carcaças de suíno) provenientes de um matadouro do concelho de Santarém e com destino a uma sala de desmancha do concelho Macedo de Cavaleiros, constatou que os mesmos se encontravam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações”, refere um comunicado.

Ainda segundo a ASAE, os produtos cárneos que se encontravam em contacto com o pavimento foram sujeitos a perícia por médica veterinária, “que considerou que os mesmos, não poderiam entrar no circuito comercial, tendo determinado a apreensão de 2.300 quilos de carne no valor aproximado de 3.700,00 euros, para posterior limpeza em estabelecimento aprovado” para a atividade de desmancha.

No âmbito da referida ação, constatou-se, também, que, o registador de temperatura instalado na viatura não tinha sido sujeito a controlo metrológico, situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada e por isso foi igualmente determinada a sua apreensão.

No balanço, a ASAE refere que foi instaurado um processo de contraordenação por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos e apreendido o registador de temperatura no valor estimado de 500 euros.

A ação contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.

A ASAE termina lembrando que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780