ASAE apreende vinho indevidamente rotulado como Bairrada e Dão

993
VInho apreendido pela ASAE.
Comercio 780

1.856 garrafas de vinho e 292 bag-in-box com capacidade de 5 litros/cada (no total 1460 litros) foram apreendidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) por usurpação e utilização indevida da Denominação de Origem de Bairrada e Dão.

Uma operação de fiscalização realizada nas últimas semanas, através da Brigada Especializada dos Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro no âmbito do “combate à preparação, distribuição e comercialização ilegal de vinhos”, abrangendo estabelecimentos nos concelhos de Anadia, Oliveira de Azeméis, Mortágua, Satão e Viseu.

As garrafas de vinho não tinham a certificação da Comissão Vitivinícola da Bairrada e as bag-in-box utilizavam menções “Fortaleza do Dão” e “Localiza-se na Região Vitivinícola Terras do Dão”, sem direito a mencionar Denominação de Origem Dão e Indicação Geográfica Terras do Dão.

Em sequência foi instaurado respetivo processo crime por usurpação de denominações de origem e indicação geográfica, fraude sobre mercadorias e ainda processo de contraordenação por rotulagem indevida com utilização de menções não autorizadas.

No âmbito desta operação foram ainda realizadas colheita de amostras para aferição das características do vinho bem como, controlo de qualidade e genuinidade dos produtos.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.