As Cooperativas e a Inovação na Agricutura

402
Kiwicoop, Oliveira do Bairro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Cooperativismo e a Agricultura continuam a fazer história. Contrariamente à imagem retrógrada que tem sido atribuída ao sector, tanto as cooperativas agrícolas como os agricultores, técnicos e dirigentes que as compõe contribuem, ativamente, para que a inovação e a evolução tecnológica caminhem a par e passo com o setor agroalimentar.

Por Nuno Serra *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Arriscamo-nos, portanto, a ir mais longe: não foram nem o cooperativismo, nem a agricultura que passaram à história, mas sim a educação, informação e divulgação sobre o progresso tecnológico a que o mundo rural português tem assistido.

É por isso que para a CONFAGRI é imperativo mudar este cenário e mostrar como, cada vez mais, os agricultores, técnicos e dirigentes têm sido agentes de mudança cruciais nas áreas da energia, smartfarming, agricultura de precisão, uso eficiente e sustentável de recursos, aproveitamento da biomassa, redução de contaminação por produtos fitofarmacêuticos, soluções de adaptação a fenómenos meteorológicos extremos, promoção e organização da produção e incentivo ao consumo de produtos locais.

Neste âmbito, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR2020, comprometemo-nos a produzir cinco vídeos demonstrativos de como Portugal está repleto de exemplos de boas práticas dos setores agrícola, florestal, agroalimentar e outros agentes de desenvolvimento rural.

Os exemplos escolhidos demonstram bem a capacidade de resiliência e adaptação a novas tecnologias, o impacto sustentável delas advindo e o retorno económico, social e ético obtido através da aliança do sector com a inovação.

Separados por cinco temas de relevante importância, os vídeos de divulgação produzidos, em versão curta e longa, pretendem elucidar a população de que não é apenas na cidade que se assiste à evolução tecnológica. No campo, esta é visível e palpável, tendo um impacto direto na vida dos nossos produtores e consumidores.

Com orgulho agradecemos a todas as cooperativas envolvidas pelo esforço, dedicação e compromisso com que se adaptam, procuram e encontram respostas para dinamizar a produção nacional. É olhando para todos esses casos que cada vez mais temos a certeza de que Connosco Cresce Portugal.

* Secretário-Geral da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL Artigo publicado originalmente em Confagri.pt

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.