As ameaças de uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica

9342
Pateira de Fermentelos.

Para além das espécies invasoras que têm proliferado na Pateira de Fermentelos, seja ao nível da flora, como o jacinto de água, ou da fauna, esta lagoa tem sido exposta ao longo dos anos a excessiva carga poluente, em particular devido às descargas de águas residuais sem tratamento adequado.

Por Mariana Silva *

A Pateira de Fermentelos estende-se por áreas dos concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro. Esta lagoa interior de água doce que integra a bacia hidrográfica do Rio Vouga (Baixo Vouga) encontra-se a cerca de 20 km da linha de costa, desenvolvendo-se nos últimos 4 km do rio Cértima, o seu principal afluente. Este rio desagua na margem esquerda do Águeda, imediatamente a jusante da Ponte de Requeixo.

A Pateira de Fermentelos é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica ocupando uma área de superfície e profundidade variáveis de acordo com a estação do ano, que, no seu exponente máximo, atinge mais de 5 km2.

A Pateira assume grande importância não só pelo que representa para as populações locais, a nível socioeconómico, paisagístico, cultural e turístico, mas também em termos ecológicos, botânicos, zoológicos e hidrológicos. Esta lagoa, onde espraia o Cértima, e a sua área envolvente, detém um papel preponderante na preservação da biodiversidade, florística e faunística, que lhe está associada, bem como pela respetiva conservação de habitats e espécies mais ameaçadas.

A Pateira de Fermentelos está classificada como “zona sensível” pelo Decreto-Lei n.º 152/97, de 19 de julho sendo uma importante e extensa zona húmida da Rede Natura 2000 (Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro – PTZPE0004). Esta área integra também o Sítio de Importância Comunitária (SIC) da Ria de Aveiro (PTCON0061). Desde novembro de 2012 que a lagoa, conjuntamente áreas limítrofes do rio Cértima e do Águeda é reconhecida como Zona Húmida de Importância Internacional pela Convenção de Ramsar.

Para além das espécies invasoras que têm proliferado na Pateira de Fermentelos, seja ao nível da flora, como o jacinto de água, ou da fauna, esta lagoa tem sido exposta ao longo dos anos a excessiva carga poluente, em particular devido às descargas de águas residuais sem tratamento adequado no rio Cértima, ocorrências que tem levado Os Verdes por diversas vezes a questionar o Ministério que tutela a área do ambiente. Inclusive na legislatura passada, o PEV apresentou um Projeto de Resolução que recomenda ao governo que “implemente medidas para o controlo de espécies invasoras e infestantes na Pateira de Fermentelos e para a despoluição do rio Cértima e seus afluentes”.

A poluição na Pateira de Fermentelos não advém apenas de montante. Nos últimos dois meses registaram-se pelo menos três descargas de águas residuais diretamente nesta lagoa, tendo sido observado claramente esgotos a boiar à superfície água, junto às margens.

Este atentado ambiental tem vindo a ser denunciado publicamente pela Junta da União das Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (Águeda), tendo a autarquia remetido estas ocorrências para as autoridades competentes.

É lamentável que estas ações continuem a ocorrer nesta lagoa, pondo em causa o seu grande valor ambiental pela diversidade existente, em particular da avifauna, e o seu equilíbrio ecológico.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitei ao Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério do Ambiente e da Ação Climática teve conhecimento das descargas que ocorreram diretamente na Pateira de Fermentelos nos últimos dois meses, na zona de Óis da Ribeira?
2- Qual a origem dos esgotos que estão a ser descarregados na Pateira de Fermentelos?
3- Quantas licenças foram emitidas para a rejeição de águas residuais diretamente na Pateira de Fermentelos e na bacia hidrográfica do rio Cértima?
4- Tendo em conta este ecossistema sensível que tipo de medidas serão tomadas para travar este e outros atentados ambientais na Pateira e no rio Cértima e seus afluentes?

* Deputada do Grupo Parlamentar Os Verdes.

Publicidade, Serviços & Donativos