Artistas locais, nacionais e internacionais voltam a ter palco no festival Imaginarius

1181
Imaginarius, Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

Call de Apoio à Criação local duplica apoio de projetos e Mais Imaginarius reforça apoios a deslocações.
 
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira abre, de 15 de novembro a 15 de janeiro de 2019, as candidaturas para a Call de Apoio à Criação Local e para o concurso de criações artísticas Mais Imaginarius. Os projetos selecionados serão apresentados na 19ª edição do Festival.
 
A Call de Apoio à Criação Local destina-se ao apoio de artistas, associações e companhias locais/naturais ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira para a criação em residência de performances originais, focadas na interação com o espaço público. A Call contemplará quatro projetos, dois provenientes de entidades associativas e dois de artistas/companhias locais, atribuindo um valor monetário de quatro mil euros para a criação, desenvolvimento, produção, deslocações e apresentações no âmbito do Imaginarius 2019.

A direção do Imaginarius avaliará as propostas com base na originalidade, interação com o público/espaço público, multidisciplinaridade dos coletivos artísticos, apresentação de um projeto de mediação e capacidade de circulação nas rotas de difusão nacionais e internacionais.  
 
O Mais Imaginarius é uma competição internacional que desafia artistas emergentes, nacionais e internacionais, a apresentarem criações para o espaço público no Imaginarius Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Os artistas e companhias selecionados beneficiarão de apoio para deslocações (reforçado nesta edição), alimentação e alojamento, apoio técnico e divulgação das criações nas redes do festival e participação no espaço profissional Imaginarius PRO. Todos os projetos admitidos ao Mais Imaginarius 2019 serão candidatos a um prémio final, através de júri especializado internacional, que se contextualiza pela realização de uma nova criação em residência a estrear na programação oficial do festival Imaginarius em 2020 e apoio à difusão junto dos parceiros e redes do Imaginarius.

As normas de participação e os formulários de inscrição estão disponíveis em www.imaginarius.pt.

As propostas para a Call de Apoio à Criação Local e para o Mais Imaginarius deverão ser apresentadas até 15 de janeiro, através do e-mail [email protected] e [email protected], respetivamente. Os resultados da Call de Apoio à Criação Local serão divulgados até 31 de janeiro de 2019 e os resultados do Mais Imaginarius serão divulgados até 15 de fevereiro de 2019.