Arquiteto Siza Vieira chamado a reformular “memorial” de Aveiro

6355
Rotunda da Sé, Aveiro.

A Câmara de Aveiro avançou com a reformulação do projeto referente ao ‘Monumento comemorativo do aniversário de elevação de Aveiro a cidade’.

O arquiteto Álvaro Siza Vieira foi contratado para alterar o projeto encomendado ainda no tempo da presidência de Élio Maia, que nunca chegou a sair do papel.

Um ajuste direto feito por 130.604 euros e com prazo de entrega de 180 dias.

O projeto inicial do arquiteto portuense foi apresentado aquando das comemorações do 250º aniversário da cidade, em abril de 2009.

Proposta de Siza Vieira para a ‘Porta do Sol’, Aveiro.

A proposta passava por criar um ‘Memorial da Fundação da Cidade – Porta do Sol’ que reinterpretava, segundo o autor, “de forma abstracta”, fragmentos da torre que era conhecida como a ‘Porta do Sol’, uma das entradas da antiga muralha que circundava, na altura, toda a pequena urbe.

Quis o destino que a expansão citadina deixasse vago o local, junto à rotunda da Sé de Aveiro, onde em 1955 ruíram as últimas pedras daquela construção secular.

A atual maioria camarária liderada por Ribau Esteves decidiu dar uma “nova vida” à ideia avançando, assim, com o plano de instalação do monumento à sua reformulação.

Aquela que será que “a única obra de arte pública de Silva Vieira” mantém a localização prevista, próximo da Sé e do Museu Santa Joana.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780