Arouca: “Criaturas das Trevas”

1944
'Criaturas das Treva', Arouca.

Muitos são os seres da noite alvo de repúdio devido a alguns mitos, superstições ou crenças a que estão associados.

Para compreender melhor o comportamento destes seres vivos e a importância da sua conservação, aventure-se nesta ação que se desenrola no cenário único dos Passadiços do Paiva, onde os sons dos animais noturnos serão o estímulo para a admiração da vida selvagem.

As criaturas amigas serão apresentadas pelos especialistas que as estudam:

– Sapos, salamandras e tritões (Jael Palhas)
– Borboletas noturnas e outros insetos (Tatiana Moreira)
– Aves de rapina noturnas, com libertação de uma coruja-de-mato (Ricardo Brandão)
– Morcegos e outros mamíferos (Pedro Sá)

A atividade realiza-se a 10 de outubro na área dos Passadiços do Paiva (Espiunca), no Arouca Geopark, entre as 17h e as 22h00.

As inscrições são limitadas a 20 participantes, mas obrigatórias através de https://goo.gl/forms/AE7lToE5iPEsgbsC2

A participação tem um custo de 5€/adulto e 2,5€ /criança e jovens até 18 anos, inclui acompanhamento de quatro biólogos especialistas nos diversos grupos de animais, seguro e entrada nos Passadiços do Paiva. Os participantes deverão levar um reforço alimentar.

“Criaturas das Trevas” é um evento nacional, de divulgação científica, que aproveita a proximidade à Noite das Bruxas para apresentar à população os animais noturnos que são popularmente associados a esta festa de Halloween. Por isso, desafiamo-lo a aparecer mascarado, com a lanterna em punho pronto para descobrir estes misteriosos seres. Esta ação é organizada pela AGA-Associação Geoparque Arouca em parceria com o Município de Arouca.