Aradas: Momento de fazer Memória

451
Freguesia de Aradas, Aveiro.
Natalim3

Hoje celebramos não apenas a história que nos une, os laços que criamos, o caminho que percorremos, mas também o futuro brilhante, que nos espera e que estou certa saberemos construir e trilhar juntos. O momento é de fazer MEMÓRIA. Que maior valor partilha uma comunidade, do que a sua memória coletiva?

Por Catarina Barreto *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A memória construída, o sentimento de gratidão a todos aqueles que moldaram a nossa comunidade, desde os pioneiros que estabeleceram as bases da nossa Freguesia até aos que, com o seu trabalho incansável, determinam o seu crescimento atual.

Cada passo dado, cada decisão tomada, cada impulso de progresso, trouxe consigo desafios superados e conquistas que honramos neste momento. Contudo, é também e sobretudo tempo de ACREDITAR. Acreditar que o futuro será ainda mais promissor.

Que seremos capazes de não interromper este ciclo positivo de crescimento social, cultural e económico, que a Freguesia vive, o maior e mais consolidado de todos os tempos.

A Freguesia de Aradas nos últimos anos assistiu a uma profunda intervenção na sua rede viária, no seu parque escolar, nas suas zonas de lazer, nos seus equipamentos públicos, estabeleceu parcerias pioneiras, dinamizou inúmeros e diversificados eventos, transformando Aradas e proporcionando um futuro mais promissor para todos nós.

As inúmeras iniciativas e obras de melhoria realizadas não constituem apenas sinais de progresso, mas simbolizam o compromisso, o empenho e o trabalho de toda uma grande e forte Equipa que lidera os destinos da Freguesia de Aradas e da Câmara Municipal de Aveiro, com o bem-estar e qualidade de vida da nossa população.

O Povo de Aradas neste momento, sabe que conta com uma Junta de Freguesia e uma Câmara Municipal presente, atenta e comprometida com a população, com as suas vivências diárias, cuidando de lhe proporcionar infraestruturas capazes, serviços eficazes e promovendo o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, mas também e sobretudo, mais saudável, mais equilibrada e mais feliz.

Aradas nos últimos anos assistiu à requalificação de cerca de 30 arruamentos, da sua Escola Básica de Verdemilho, do Bonsucesso, da Unidade de Saúde e Familiar, dotamos a Junta de Freguesia de um armazém, instalamos o Espaço Cidadão na autarquia e requalificamos todos os nossos serviços, reabilitamos a antiga Delegação degradada, transformando-a numa moderna e apelativa Casa de Associações, requalificamos a centenária Escola Sargento Lopes dos Santos, implementando nela os projetos Aradas +, que possibilitam afirmar que atualmente ofereceremos uma resposta séria e capaz de promover o envelhecimento ativo , criamos e dinamizamos o Festival Aradas + e a Semana Aradas + , que na sua última edição mobilizou mais de 1.500 participantes e envolveu toda a comunidade Associativa e Institucional da Freguesia de Aradas.

Mas, fomos mais além, muito mais além… Tivemos a capacidade de nos assumir como Parceiros da Universidade de Aveiro, num Projeto Europeu de Energia e Mobilidade junto com a Comunidade Intermunicipal de Aveiro e de outros importantes parceiros no panorama nacional e internacional.

Assumindo a Freguesia de Aradas um importante papel de agente social, contribuindo para o estudo da Universidade de Aveiro, dos comportamentos da população na adoção de tecnologias, tornando a mobilidade sustentável acessível e atraente para todos, contribuindo assim proativamente para o melhor Futuro de todos nós.

Demos as “mãos com a Liga Portuguesa contra o Cancro”, criamos e dinamizamos o Outubro Rosa, em Aradas, despertando a Comunidade e sensibilizando para a importância do Voluntariado, do vencer das vergonhas e sobretudo para a crença que a força para viver, renasce…

Estabelecemos parcerias com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação, elevamos o compromisso da Comunidade com a sociedade e o seu sentido de responsabilidade com a mesma.

Soubemos ser parceiros de projetos comunitários e através do envolvimento ativo com instituições relevantes como a Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Calioasis, reforçaram o compromisso com o bem-estar da nossa sociedade.

Contribuímos ativamente através do trabalho desenvolvido pela Junta e pela Câmara Municipal de Aveiro, para que Aradas integrasse o pódio das freguesias que mais cresceu, quer em temos populacionais, quer em termos de captação de investimento privado e público.

Aradas tornou-se suficientemente apelativa para albergar o maior investimento de habitação a custos controlados inaugurado em Portugal nos últimos anos, um Museu de Medicina e Saúde pioneiro, moderno e atrativo, integrado num projeto que visa promover o bem-estar denominado “Aradas Campus”.

Soubemos ter capacidade de acolher o crescimento exponencial da zona comercial do Glicínias e fomentar a qualidade de vida na zona mais urbana da Freguesia.

Atualmente Aradas é conectada com modernidade, empenho e capacidade de trabalho e de resposta. A nossa Aradas, FLORESCEU… Hoje, confesso-vos estou especialmente feliz de estarmos aqui reunidos neste espaço.

A Casa de Música não é apenas uma estrutura física, é um símbolo de compromisso assumido e cumprido por esta Junta e por esta Câmara Municipal de Aveiro.

O tempo é de fazer MEMÓRIA… Façamos memória do que era Aradas, há sete anos atrás e do que é hoje. Que a Casa de Música como espaço cultural, onde a nossa criatividade e o palco onde as nossas inspirações podem ganhar vida, simbolizem também a esperança. Porque o tempo, também é de ACREDITAR… Acreditemos que o trabalho não será interrompido, que a “máquina oleada” não parará e que não coloquemos um entrave ao que ainda falta…

Sim, porque falta sempre e faltara sempre fazer…, para quem assume verdadeiramente o compromisso. Sei que o nosso parque escolar e a nossa rede viária continuarão a ser reabilitados, os nossos equipamentos cuidados e que se continuará a promover a Freguesia de Aradas. Se a esperança nos falhar, recordemos as conversas que vaticinavam, que este edifício onde nos encontramos, nunca ia ser reabilitado e teria como fim a demolição… De olhos no passado, inspiremos o FUTURO!

À semelhança de um lápis que é utilizado diariamente e que a imagem acusa o uso, mas também a certeza da escrita séria e vincada, não deixemos que um lápis novo permita alterar o rumo de Aradas, comprometendo todo o trabalho realizado.

“Sob a direção de um forte General, não haverá jamais soldados fracos”. Ensina-nos a antiguidade clássica, através da filosofia. Saibamos escolher o rumo que queremos seguir… Saibamos manter as Equipas UNIDAS… Saibamos continuar a colocar o superior interesse de Aradas, acima dos interesses pessoais, dos egos vazios e da falta de rumo e de visão.

Termino a expressar publicamente o meu agradecimento como pessoa, como Autarca, como Aradense e sobretudo como Aveirense, ao Presidente da Câmara Eng.º Ribau Esteves. CONFIOU em mim, desde a primeira hora… Confiou na capacidade desta equipa, SEMPRE, nos momentos mais difíceis, que foram muitos, nunca nos colocou em causa, nunca nos deixou e sempre soubemos que o homem do leme estava ao nosso lado e que todos juntos com DINAMISMO, COMPETÊNCIA e ALMA trilhávamos o caminho, em ALIANÇA.

Aos nosso Condecorados de hoje, o meu agradecimento pelo que fazem, mas sobretudo pelo que simbolizam. Ao Ricardo Costa, o meu reconhecimento perante o génio e a vontade que possibilitaram que um Jovem de Aradas se tornasse um dos melhores do Mundo, na área que abraçou.

Aos Fundadores da Escola e Banda de Música da Quinta do Picado, o reconhecimento de há 50 anos, em pleno calor de abril, terem expressado a liberdade através da cultura e da intervenção social.

Ao Grupo Cáritas Paroquial de Aradas, a minha gratidão por contribuírem para atenuar os desequilíbrios sociais e durante mais de 25 anos, serem o rosto de quem não tem rosto e o amparo de quem não tem amparo.

Ao meu Colega Danilo Almeida e a todos os elementos que compõem e compuseram Executivos de Juntas de Freguesia, a minha sincera homenagem, porque um Presidente é o rosto de toda uma equipa que trabalha de forma abnegada e empenhada, com sacrifício pessoal em prol da sua Comunidade, reconheçamos estas Mulheres e este Homens Autarcas.

Por último, mas não em último, o meu sincero obrigado a todos os que comigo lideram os destinos da Freguesia de Aradas, a todos os que “vestem a camisola” da Freguesia de Aradas e diariamente contribuem para vivermos tempos de esplendor. Permitam-me terminar este discurso, com um sentimento de CUMPRIMOS ARADAS.

* Presidente da Junta de Freguesia de Aradas. Discurso no Dia da Freguesia (188º aniversário).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.