Apresentação dos resultados do projeto Aveiro STEAM City

1054
Aveiro Steam City.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realiza, no próximo dia 16 de março, no Teatro Aveirense, o Evento Final de apresentação dos resultados do projeto Aveiro STEAM City, que teve um forte investimento de 6,1 milhões de euros, cofinanciado pelos Fundos Comunitários em 4,9 milhões de euros, no âmbito do Programa Comunitário “Urban Inovative Action – UIA” (Ações Urbanas Inovadoras).

Liderado pela CMA, a iniciativa foi desenvolvida em estreita parceria institucional com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações – IT, a Universidade de Aveiro, a INOVARIA e a Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDES.

Em execução desde 2019 o projeto Aveiro STEAM City promoveu na Cidade e no Município de Aveiro uma nova revolução tecnológica, com a adoção de infraestruturas e tecnologias 5G e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), dando assim os primeiros passos na criação de uma cidade inteligente, com uma economia baseada no conhecimento.

Estes primeiros passos têm o devido seguimento e consequência através do Aveiro Tech City. Sob o lema, “Tecnologia para uma vida melhor”, o Aveiro Tech City vai continuar a explorar, desenvolver e a tratar dos temas relacionados com a inovação, com base nos pilares da tecnologia, do ambiente e de uma comunidade sustentável.

O que mudou em Aveiro com o “STEAM City”

A implementação de uma estratégia de Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em todas as escolas do Município de Aveiro, o desenvolvimento de ações de formação para quadros técnicos das empresas da Região, a criação do primeiro Living Lab 5G do país, a apresentação da Plataforma Urbana de apoio à Governação do Município ou os resultados dos estudos de caso na área da Energia, Ambiente e Mobilidade, são apenas alguns exemplos do trabalho desenvolvido que será apresentado no Teatro Aveirense, no próximo dia 16.

A sessão de encerramento deste projeto, vocacionado para estimular a transformação digital da cidade, atrair e reter talento, promover a renovação do tecido empresarial e da estrutura socioeconómica da cidade, contará com a presença do presidente da autarquia, José Ribau Esteves, e do diretor do programa Urban Innovative Actions, Tim Caulfield, entre outros intervenientes que acompanharam os vários eixos do projeto Aveiro Steam City.

Recorde-se que Aveiro foi a primeira cidade portuguesa com um projeto aprovado nos concursos do “Programa Urban Inovative Actions”.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780