Aprendizagem informal que privilegia o contacto das crianças com a Natureza

561
Cartaz.

O Centro Social e Paroquial de São Pedro de Nariz (CSPSPN) é uma instituição de solidariedade social situada em Nariz, freguesia do Concelho de Aveiro, com as respostas de Creche, Jardim de Infância, CATL e Serviço de Apoio Domiciliário.

No âmbito do projeto institucional relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o setor da Infância tem vindo a implementar algumas práticas coerentes com as metas determinadas por este compromisso assumido pelo nosso país em conjunto com a comunidade internacional. Em simultâneo, a equipa está empenhada em enveredar por pedagogias de aprendizagem informais que privilegiam o contacto das crianças com a Natureza. Após alguns momentos formativos e de reflexão, a equipa técnica do CSPSPN e direção reconheceram a importância de tornar o espaço exterior da instituição mais interessante, desafiante, atrativo, favorável quer a momentos de desafio e aventura, quer a momentos de tranquilidade e calma.

Assim, identificadas as áreas fortes e fragilidades do espaço, desenhou-se um plano de intervenção para este contexto que contou com a participação e apoio das famílias das crianças e de empresas locais que uniram esforços para construir algumas estruturas de brincar importantes. Gradualmente, o espaço exterior do CSPSPN está a deixar de ser um espaço de recreio, utilizado por períodos de tempo reduzidos, para ser explorado de forma mais prolongada e empenhada pelas crianças, observando-se atualmente mais momentos de qualidade no brincar e na interação entre as crianças.

No dia 30 de junho, o CSPSPN convidou toda a comunidade educativa e os seus parceiros para dar a conhecer o resultado do empenho de todos, celebrando em conjunto a nova imagem do seu jardim. As crianças de toda a instituição fizeram um pequeno teatro musical através do qual partilharam com o público as aprendizagens e experiências desenvolvidas ao longo do ano: o Planeta Terra é nosso (seres humanos) e de todos os Seres vivos que o habitam e que para germinar uma semente, para além, da água, luz e terra, é necessário um ingrediente mágico essencial à vida: AMOR!

Imbuídos deste espírito, no dia da Comunidade (2 julho) as crianças ofereceram Amor em forma de girassóis (plantas envasadas) a todos os presentes, acreditando que ao oferecer uma flor, estão a levar alegria aos corações dos “Nariguros” (como as crianças divertida e carinhosamente chamam aos habitantes da freguesia de Nariz!).

A semente está na terra

Assumindo que as mudanças físicas devem corresponder a um processo de formação e reflexão profundos, existe a consciência de que a mudança de paradigma educativo é um processo em fase inicial, que pretende enraizar-se na comunidade educativa e no jardim da instituição.
Também a enraizar-se está um pomar recentemente plantado e apadrinhado pelos utentes do CSPSPN que generosamente querem deixar um legado “verde” para as gerações vindouras.

CSPSPN

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.