Apreensão de biqueirão e amêijoa

1651
Apreensão de biqueirão (GNR).

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, aprendeu, ontem, na localidade da Gafanha da Nazaré cerca de 250 quilos de biqueirão (engraulis encrasicolus) e 50 quilos de amêijoa macha (venerupis pullastra).

O peixe seguia numa embarcação fiscalizada pela GNR durante uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a descarga, transporte e comercialização de pescado fresco.

A Guarda verificou que “havia ultrapassado o limite diário de captura de biqueirão que, para a dimensão desta embarcação, seria de 3 600 quilos.”

Numa outra fiscalização, os militares detetaram ainda o transporte de bivalves num veículo sem os documentos necessários que atestassem a origem da amêijoa.

“A GNR alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”, refere um comunicado.

O mestre da embarcação e o condutor da viatura foram identificados e elaborados os respetivos autos de notícia por contraordenação, puníveis com coimas que vão de 249,40 euros a 24.939,89 euros para a infração do biqueirão e de 500 euros a 3.740 euros, no caso dos bivalves.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780