Apreendidos 200 quilos de raia em armazém de pescado

369
Porto de pesca costeira, Ílhavo.
Smartfire 728×90 – 1

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro da GNR apreendeu mais de 200 quilos de raia curva em Aveiro.

Segundo um comunicado, a ocorrência diz respeito à fiscalização realizada ontem de um armazém de venda de pescado no porto de pesca costeira, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.

A GNR atuou no âmbito do controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco,

Durante a fiscalização, a Guarda detetou cerca de 232 quilos de raia curva (Raja undulata)” que estavam a ser comercializados ilegalmente uma vez que a quota provisória atribuída a Portugal de captura desta espécie encontra-se esgotada, pelo que está interdita a sua captura, bem como a manutenção a bordo, transbordo e descarga das capturas efetuadas”.

Na altura, foi identificada a responsável pela venda do pescado, uma mulher de 48 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação cuja infração pode ascender aos 37 500 euros.

Quando ao pescado apreendido, será submetido a verificação higiossanitária.

A terminar o comunicado, a GNR relembra que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

http://guiadeaveiro.com/Default.aspx