Aplicação de incentivo ao uso da bicicleta nas viagens diárias – Biklio

1496
Ciclaveiro.
Comercio 780

Tertúlia de apresentação da aplicação de incentivo ao uso da bicicleta nas viagens diárias – Biklio – e cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Montras “ A Bicicleta combina com…”

Na próxima segunda feira dia 15 de Outubro, terá lugar na junta de freguesia da Vera Cruz, com início às 21:15, uma tertúlia dedicada ao comércio local, com especial foco nas comprovadas vantagens do fomento da utilização a bicicleta como meio de dinamizar a cidade e o referido comércio.

Este ano, a tertúlia contará com a apresentação de um projecto piloto de incentivo à utilização da bicicleta. Trata-se da App Biklio . Uma aplicação para smartphone que aproxima os utilizadores de bicicleta e o comércio local atribuindo descontos, ofertas e benefícios a quem pedala no dia a dia.

A implementação deste projecto piloto em Aveiro nos próximos meses contará com a coordenação da Associação Ciclaveiro e da Biklio em parceria com a Associação Comercial de Aveiro e a Associação A Corda.

À semelhança das edições anteriores, esta tertúlia servirá também para revelar os vencedores do concurso de montras “A bicicleta Combina com…” que embelezou e animou as lojas do comércio local durante a Semana Europeia da Mobilidade.

Cidades por todo o mundo tem nos últimos anos, e já há décadas no norte da Europa, apostado na humanização e revitalização dos seus espaços públicos e na alteração dos hábitos de mobilidade dos seus habitantes para adopção em meio urbano de formas de deslocação activas e mais sustentáveis, em particular a pé e em bicicleta.

Estas medidas têm resultado em maior número de pessoas nas ruas e zonas que são pedonalizadas, em que são implementadas medidas que tornem mais segura e cómoda a utilização da bicicleta e onde é reduzido o volume e velocidade do tráfego automóvel.

Um fenómeno que tem acompanhado estas alterações tem sido o incremento do volume de negócios para o comércio local. Os clientes que se deslocam a pé e em bicicleta fazem compras mais localmente e mais frequentemente que aqueles que utilizam o automóvel.

Contamos com a presença da comunidade de utilizadores e dos comerciantes para perceber como o comércio de Aveiro poderá contribuir e beneficiar para uma alteração de paradigma de mobilidade.

Ciclaveiro