
Na lista de investimentos estruturantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) constante do Relatório do Orçamento de Estado para 2027, “onde constam vários hospitais, nada consta relativamente ao hospital de Aveiro.” Alerta partilhado pelo deputado do PS eleito pelo distrito de Aveiro Filipe Neto Brandão.
“Não será, pois, um lapso, mas uma opção deste Governo com a qual não nos conformaremos”, refere o eleito, dando conta que proposta de Orçamento do Estado para 2027 não manteve o artigo incluído em 2026 relativo aos investimentos hospitalares reclamados para Aveiro.
Entretanto, a Federação de Aveiro do PS emitiu um comunicado em que “reafirma o seu compromisso com a ampliação do Hospital de Aveiro e tudo fará para que este investimento volte a ficar expressamente contemplado no Orçamento do Estado para 2027”, recordando que o Governo socialista, em julho de 2023, peço então ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “anunciou a disponibilização de 30 milhões de euros, através do Portugal 2030” para a obra em causa.
“Mais recentemente, foi também por iniciativa do Grupo Parlamentar do PS que a requalificação, ampliação e modernização do Hospital de Aveiro ficou expressamente incluída no Orçamento do Estado para 2026. A proposta apresentada pelo PS foi aprovada na Assembleia da República, apesar dos votos contra do PSD e do CDS”, lembra, ainda, a nota de imprensa.
A adjudicação da elaboração do projeto da ampliação acabou por ser objeto de impugnação judicial, “introduzindo novos atrasos e incertezas quanto ao calendário da obra” que o PS pretende ver clarificados, pelo que “considera indispensável que o Governo esclareça as consequências deste processo judicial, as soluções que estão a ser encontradas para ultrapassar o impasse e os prazos previstos para o lançamento da empreitada.”
“O PS continuará a acompanhar este processo com toda a atenção e exigência. Tal como aconteceu na discussão do Orçamento do Estado para 2026, tudo fará para que a ampliação do Hospital de Aveiro fique contemplada no Orçamento do Estado para 2027, com condições que permitam assegurar a continuidade do investimento”, garante ainda o comunicado.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






