
António José Osório Flamengo nasceu em Aveiro em 1911 e faleceu em 1963 na capital da actual Guiné-Bissau.
Por Fernando Ferreira Dias *
Foi funcionário exemplar da Câmara de Aveiro, mas o seu espirito empreendedor não se compadecia com a burocracia e encetou pela actividade comercial privada.
Em Bissau geriu uma sociedade de construções que se estendeu à vizinha ilha de São Tomé.
Foi presidente da Associação Comercial e Industrial da Guiné e era de uma honestidade a toda a prova.
Mas em Aveiro ficou conhecido pelo seu lado artístico, com a excelente interpretação na peça “Pangloss”, na famosa “Revista Teatral Académica do Liceu de Aveiro”, que serviu de trampolim para a excelente trabalho que desenvolveu como ensaiador e orientador, tendo glorificado o já famoso “Grupo Cénico dos Galitos”.
Em António Flamengo nota-se a marcante influência do teatro musicado da Broadway, o esplendor das “Folies-Bergère” e, não menos beleza sóbria das revistas alemãs da época, fruto do seu estudo atento.

As revistas “Ao cantar do Galo” e “O Molho de Escabeche” devem muito do seu sucesso a este autor e ensaiador amador que fazia as coisas do teatro com muito trabalho, sensibilidade e gosto.
É justo ser lembrado, pois foi quem ajudou a despertar a população de Aveiro para o teatro e divulgou o nome da cidade pelo país e estrangeiro.
* Série de publicações ‘Personagens que fazem Aveiro’. Artigo publicado em Aveiro na História.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






