Antigos alunos: Os principais Embaixadores da UA

939
Foto da Universidade de Aveiro.

A Universidade de Aveiro é a nossa casa comum. Fundada em 1973 e pioneira a nível nacional na oferta formativa em diversas áreas, a Universidade de Aveiro é hoje considerada uma das mais inovadoras universidades europeias, conhecida pela sua qualidade de ensino e de investigação,pelo fomento do espírito crítico, pela aposta na cooperação com o tecido empresarial e também com crescente implementação ao nível da internacionalização. É presentemente frequentada por estudantes de 95 nacionalidades.

Por Pedro Oliveira *

A universidade constrói cada indivíduo, não só enquanto técnico ou profissional, mas igualmente enquanto pessoa. É por isso tão importante esta formação superior e os necessários anos que se passam neste ambiente, onde – em regra – se regressa com regozijo e movido pelas melhores recordações.

É desta Universidade, da nossa Universidade de Aveiro, que enquanto antigos alunos queremos ser os principais Embaixadores, como forma de,por um lado, testemunharmos a excelência do seu ensino, da sua investigação e da sua formação nos campi de Águeda, Oliveira de Azeméis e Aveiro, e de, por outro lado, darmos voz a uma organização que se espelha num campus central único, que traduz uma vivência académica de intensidade muito peculiar. O convívio entre diferentes áreas do saber e diversas nacionalidades ocorre num local de rara beleza arquitetónica e paisagista, em estreita ligação com a água, o sal, e a luz com que a região de Aveiro é abundantemente contemplada.

A ligação aos campi de Águeda e de Oliveira de Azeméis é uma aposta vencedora, porquanto o sistema binário da UA permite o contacto entre ensino universitário e politécnico, aí residindo, aliás, uma outra mais-valia da Universidade de Aveiro.

A cooperação com a sociedade e o seu tecido industrial, cultural, associativo e empreendedor é outra das prioridades, ajudando a demonstrar como
tantas e tantas vezes se pode fazer diferente, cruzando a incorporação do conhecimento que se leva das formações obtidas e a sequência das experiências profissionais e pessoais que se vão coligindo.

Neste contexto, formulo dois convites.O primeiro é para que voltem à Universidade,visando reciclar conhecimentos ou investir em novas competências. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa “Aveiro Education and Social Aliance”, a UA preparou um a oferta ampla e diversificada que se encontra, deste modo, ao dispor, com uma carteira personalizada e com opções ajustadas às diferentes pretensões de cada um.

Sendo hoje um dado adquirido que a formação ao longo da vida é um vetor essencial e que o mercado de trabalho exige novas aptidões e uma permanente atualização, por vezes até requalificação, é da maior importância que possam ter a oportunidade de concluir ciclos de estudos,complementar formações com outras unidades curriculares, ou frequentar unidades curriculares de acordo com o interesse, a necessidade ou o gosto pessoal. Estas ofertas enquadram-se nos denominados Impulso Jovem STEAM e Incentivo Adultos, com formações novas, cursos de especialização modernos e abrangentes e uma imensa panóplia de microcredenciais.

É para engrandecer este projeto, de dinamização de uma rede de networking, de promoção das competências e das formações “made in UA”,comunicação de oportunidades de emprego, disseminação de uma rede de parceiros, de organização de eventos e de momentos de convívio, que vos convido, de igual forma, a aderir à Associação de Antigos Alunos, onde poderemos valorizar e aprofundar o sentimento de pertença à Universidade de Aveiro, assumindo – com orgulho e entusiasmo- que somos dela membros efetivos, mantendo presente esta inesquecível ligação afetiva.

Presidente da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente na Revista Linhas nº 38.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.