Anadia: Restauro e ampliação do posto da GNR prestes a ser lançado a concurso público

1269
Posto da GNR, Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

O edifício que alberga o Destacamento Territorial de Anadia da GNR, uma das instalações mais degradadas daquela força policial no distrito de Aveiro, vai sofrer obras de requalificação num investimento a rondar um um milhão de euros.

A empreitada decorrerá no âmbito de um Contrato de Cooperação Interadministrativo celebrado esta quarta-feira entre a Câmara local, a Secretaria-Geral da Administração Interna e o GNR.

O acordo de cooperação financeira foi assinado na presença do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís.

O início dos trabalhos está apontado para o mês de outubro. Na próxima reunião de Câmara será aprovado o lançamento do concurso público. A conclusão da empreitada deverá acontecer no final de 2021.

Os encargos dos projetos de arquitetura e de especialidade do restauro e ampliação do edifício propriedade municipal, cerca de 20 mil euros, foram suportados pela edilidade no âmbito do programa funcional estabelecido pela GNR.

O destacamento territorial de Anadia abrange ainda os concelhos de Anadia e e Águeda.

A autarquia de Anadia procura instalações provisórias para a GNR, enquanto decorrerem os trabalhos.

Reorganização de todo o espaço interior

A remodelação vai implicar uma reorganização de todo o espaço interior, no sentido de criar uma maior funcionalidade dos serviços, tanto para os militares como para os cidadãos, inclusive para as pessoas com mobilidade condicionada.
No rés-do-chão do edifício irá funcionar os serviços, enquanto que o primeiro andar albergará salas para as valências e dormitório. Nas traseiras, será construído um novo edifício de apoio para garagens, áreas técnicas e arrecadações.

Discurso direto

“Vão ser também criados todos os requisitos para que as forças de segurança instaladas, em Anadia, tenham as condições para o exercício das suas funções de segurança e de proximidade junto das populações na sua plenitude.” – Teresa Cardoso., presidente da Câmara de Anadia.

“Esta é uma intervenção de grande envergadura se impunha face ao mau estado do edifício onde se encontra o Destacamento Territorial da GNR. A remodelação irá dotar as forças de segurança de condições de maior funcionalidade e operacionalidade. O Governo agradece a forma muito enérgica como a presidente da Câmara Municipal de Anadia se empenhou em colaborar com o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, na realização de uma benfeitoria que irá perpetuar no tempo a sua memória e fazer do nosso país um local ainda mais seguro, tranquilo e digno para todos quantos aqui vivem e trabalham.” – Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís.

Publicidade, Serviços & Donativos