
O Governo “reconheceu oficialmente” o concelho de Anadia “como um dos territórios gravemente afetados pelos fenómenos meteorológicos extremos registados nos meses de janeiro e fevereiro de 2026”
A publicação do Despacho n.o 2389‐A/2026, de 24 de fevereiro, vai ao encontro do pedido remetido pelo município bairradino.
“A situação excecional vivida no território nacional originou cheias graves, deslizamentos de terras e prejuízos substanciais em habitações, infraestruturas públicas, equipamentos municipais, empresas, instituições sociais e património natural e cultural. Anadia não foi exceção, tendo registado ocorrências que mobilizaram intensamente os serviços municipais e as forças de proteção civil”, lembra um comunicado.
O concelho de Anadia passa, assim, a estar abrangido pelo quadro normativo de apoios e medidas excecionais criado para responder aos danos provocados pela situação de calamidade. Um “reconhecimento” que a autarquia considera “fundamental para acelerar os processos de recuperação, apoiar famílias e empresas afetadas e repor a normalidade no território.”
Por isso, “continuará a trabalhar em estreita articulação com as entidades regionais e nacionais competentes, garantindo que todos os mecanismos de apoio são devidamente acionados e que a população dispõe da informação e dos meios necessários para enfrentar as consequências deste episódio meteorológico extremo”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






