Anadia: Gabinete Veterinário Municipal reabre a 18 de junho

1123
Câmara de Anadia.

Anadia conta, desde há um mês, com um novo médico veterinário “para responder às inúmeras situações que diariamente chegam à Câmara Municipal”.

O Gabinete Veterinário Municipal, localizado junto às lojas exteriores do edifício do Mercado Municipal, vai reabrir no dia 18 de junho, podendo os munícipes dirigir-se ali todas as terças e quintas-feiras, da parte da tarde, informa a edilidade em comunicado.

O atendimento “tem um caráter mais informativo e não de consulta direta aos animais”. Os munícipes poderão obter informações de vária ordem, bem como aconselhamentos, sobre adoções, vacinação, abandono de animais/maus tratos, ruído de vizinhança, condições de insalubridade resultante da existência de animais domésticos, entre outros. É também possível efetuar a vacinação antirrábica em regime oficial e a identificação eletrónica de canídeos.

O Médico Veterinário tem como funções, entre outras, colaborar na execução das tarefas de inspeção higio-sanitária e controlo higio-sanitário das instalações para alojamento de animais, bem como dos produtos de origem animal e dos estabelecimentos comerciais ou industriais onde se abatam, preparem, produzam, transformem, fabriquem, conservem ou comercializam animais ou produtos de origem animal e seus derivados.

É também da sua responsabilidade, notificar de imediato as doenças de declaração obrigatória e adotar prontamente as medidas de profilaxia determinadas pela autoridade sanitária veterinária nacional sempre que sejam detetados casos de doenças de carácter epizoótico.

O Médico Veterinário participa nas campanhas de saneamento ou de profilaxia determinadas pela autoridade veterinária nacional no respetivo município. Executa medidas de profilaxia médica e sanitária preconizadas na legislação em vigor.

Publicidade, Serviços & Donativos