Anadia: Câmara destaca elevada execução das GOP em 2018 e redução das dívidas em 1,1 milhões de euros

665
Câmara de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Anadia aprovou, com a abstenção do vereador do PSD, o ‘Relatório e Contas’ referentes ao ano de 2018 que demonstra “elevados graus de execução”, garante a maioria formada pelos eleitos independente apoiados por um vereador do PS.

2018 “assentou numa estratégia de continuidade, tendo como objetivo a melhoria contínua e sustentada do concelho de Anadia” mas também procurar “proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos, empresas, associações e demais entidades oficiais e particulares”.

Segundo um comunicado da edilidade, o relatório e contas do ano 2018 “apresenta, à semelhança do ano transato, uma elevada taxa de execução orçamental alcançada, um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP) e uma diminuição do endividamento bancário.”

A execução orçamental da receita foi de 90,10%, enquanto que a da despesa de 82,02%. No que respeita às GOP, a execução situou-se nos 74,32%.

“Há ainda a registar a diminuição do endividamento bancário de 1,104 milhões de euros o que, por outro lado, aumenta a disponibilidade para o Município poder aceder a outros instrumentos financeiros de apoio ao investimento”, sublinha a nota de imprensa.

O resultado líquido, apesar de negativo em 1,330 milhões de euros, “é o resultado do investimento, do apoio social e económico-financeiro realizados junto das famílias e diversas entidades, no intuito de melhorar o concelho de Anadia e proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos, bem como dos valores de amortização face aos investimentos de capital realizados”, explica a edilidade.

A prestação de contas tem como saldo de gerência o montante de 1.987.109,03 euros, que será distribuído na 1ª revisão orçamental, reforçando as dotações e novas rubricas para o orçamento de 2019, assumindo igualmente os respetivos compromissos plurianuais.

O documento vai agora ser submetido à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em reunião agendada para o próximo dia 29 de abril.

Publicidade, Serviços & Donativos