Anadia: Atualização da Estratégia Local de Habitação (ELH)

498
Paços de Concelho de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por maioria, em sessão plenária, a proposta de atualização da Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho.

A atualização do documento prende-se com o facto de os dados existentes se encontrarem desatualizados, face às alterações, entretanto, ocorridas no contexto territorial e social. Neste sentido foi feito um novo levantamento das carências de habitação, nomeadamente das pessoas que não dispõem de uma habitação adequada e que residem, designadamente em situação de precariedade, insalubridade e insegurança, inadequado e ou sobrelotado.

Os dados recolhidos evidenciam um aumento dos casos de agregados e pessoas que vivem em situação de habitação indigna, comparativamente com o diagnóstico realizado em 2020, no âmbito do qual foram sinalizados 83 agregados familiares, num total de 167 indivíduos. O trabalho desenvolvido nos últimos meses sinalizou 106 agregados familiares, num total de 225 indivíduos.

Recorde-se que o plano para resolver algumas das situações habitacionais referenciadas no concelho já se encontra em desenvolvimento, com a empreitada de construção de 16 fogos, no loteamento da Quinta do Rangel, em Ancas, no valor de cerca de 1.750.000,00€.

De sublinhar ainda que a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, anunciou na sessão da Assembleia Municipal, que está a ser elaborado pelo Município um novo projeto para a construção de mais habitações a implementar na Freguesia de Sangalhos. À semelhança do que aconteceu com a empreitada da Quinta do Rangel, é intenção da autarquia apresentar também uma candidatura para financiamento, ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Estratégia Local de Habitação é um documento que define a estratégia do Município em matéria de habitação e prioriza as soluções habitacionais que pretende ver desenvolvidas ao abrigo do 1º Direito, tendo por base o diagnóstico global atualizado das carências habitacionais.

Câmara de Anadia

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.