Anadia adere ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia

1058
Logotipo 'Pacto de autarcas'.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo do passado dia 17 de julho, a adesão do Município ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas.

O Pacto de Autarcas foi lançado em 2008, na Europa, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos voluntariamente em alcançar e exceder os objetivos da União Europeia para o clima e energia.

O Município de Anadia aderiu em 2014 ao Pacto de Autarcas e ao Mayors Adapt, entretanto, estas duas iniciativas uniram-se oficialmente em outubro de 2015, criando o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia. Esta nova iniciativa é mais ambiciosa e abrangente.

As cidades signatárias comprometem-se a apoiar ativamente a implementação da redução de gases com efeitos de estufa em 40% até 2030, assim como adotar uma abordagem integrada para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e em garantir o acesso a energia segura, sustentável e acessível para todos.

Nestes últimos anos, o Município de Anadia tem vindo a trabalhar de forma ativa para melhorar o desempenho energético e mudar comportamentos, através da implementação de algumas medidas, de onde se destacam a aquisição de veículos híbridos e equipamentos de limpeza urbano elétricos; instalação de um posto de abastecimento para carros elétricos; iluminação pública em LED; colocação de painéis solares em vários equipamentos municipais; projeto de mobilidade em bicicleta B-AND e criação de ciclovias; dinamização do projeto “Escolas sustentáveis”, entre outras ações em curso.

O assunto será agora enviado à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, o que deverá acontecer na sua sessão ordinária do próximo mês de setembro.

Publicidade, Serviços & Donativos

 

Comercio 780