Alunos de secundária de S. João da Madeira em concurso europeu de ciência

639
Imagem em https://leiden2022.nl.
Comercio 780

Estudantes de S. João da Madeira integraram uma das duas equipas portuguesas participantes na 33º edição do ‘European Union Contest for Young Scientists (EUCYS)’, que teve lugar na cidade de Leiden, Holanda, entre 13 a 17 de setembro.

Mais de 100 jovens de 40 países da União Europeia, mas também dos Estados Unidos da América, Canadá e Egipto, que disputaram os prémios atribuídos pelo prestigiado concurso europeu de ciência.

O júri avaliou projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação, Química ou Física.

Por Portugal estiveram presentes duas equipas que se destacaram na 15ª Mostra Nacional de Ciência – virtual, promovida pela Fundação da Juventude, em novembro do ano passado.

O projeto na área da matemática “Da aproximação experimental à ordem de grandeza da probabilidade teórica” representou o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, na final europeia. Os alunos Pedro Filipe Pinho Oliveira e José Pedro Soares Marques dos Santos pretenderam “verificar a existência de uma relação entre a grandeza da probabilidade de um acontecimento e o número de simulações de Monte Carlo necessárias para obter uma probabilidade experimental que lhe é próxima”.

O outro projeto representado na Final Europeia, e vencedor, foi desenvolvido pelos alunos Lucas Joaquim Sousa Dória e José Tiago Fernandes Vieira na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, na Madeira (projeto “Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas”), que terão a oportunidade de participar num programa especialmente organizado pela Circular Bio-Based Europe.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.