Alumni UA, sinónimo de sinergia

2154
Universidade de Aveiro.

Pretende-se que a ação do Gabinete do Antigo Aluno  da Universidade de Aveiro seja reforçada e enquadrada no futuro Instituto para a Cooperação.

Por Eduardo Anselmo Castro *

O reforço da ligação da Universidade de Aveiro com os seus antigos alunos é um objetivo estratégico desta Reitoria.

Podendo ainda ser considerada uma Universidade jovem, a UA tem já no seu ativo a formação de centenas de milhares de quadros que qualificam as empresas e organizações onde trabalham e difundem a imagem da Universidade na região e no país, mas também no espaço global da diáspora portuguesa.

Se alguns dos alumni mais antigos têm já um percurso profissional que lhes permite ocupar lugares destacados de chefia, por vezes com forte exposição mediática, todos têm vindo a afirmar a qualidade dos cursos da UA e a sua vocação para formar quadros que aliam a flexibilidade profissional à capacidade para ligar a teoria às diversas solicitações da prática profissional.

A dispersão territorial e o tempo não impedem que a maioria dos antigos alunos preservem a ligação à origem, quer mantendo redes de contactos com os seus colegas de curso, companheiros de atividades académicas várias ou simplesmente amigos, quer por uma ligação afetiva ao tempo e ao espaço onde se formaram como adultos e profissionais.

É importante que estas ligações se materializem numa rede que difunda o nome da UA e que apoie a ação da Universidade enquanto instituição que quer contribuir para o progresso social e deve estar ligada à evolução quotidiana do conhecimento, da tecnologia e dos problemas societais. O Gabinete do Antigos Aluno é a estrutura da UA que tem como missão ligar os alumni à sua Universidade.

Para além de assegurar condições para a sua interação quotidiana com a UA, o Gabinete tem dinamizado momentos de convívio, troca de experiências e reflexão, cabendo destacar os encontros Made in UA, que ocorrem no âmbito do Techdays, evento anual promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, UA e outras instituições, destinado à divulgação das atividades e resultados de investigação desenvolvimento tecnológico.

No encontro realizado no passado mês de outubro foram organizados dois painéis de discussão onde intervieram antigos alunos que hoje são quadros dirigentes de empresas de referência na região, tais como a Altice Labs, Bosch, ou Vista Alegre, de empresas emergentes na região como a Sondar ou a Horta da Ria, ou ainda que testemunham a qualidade made in UA em empresas e instituições de Lisboa ou de países como a Bélgica e a Suécia.

Por fim, no momento mais simbólico do encontro, foram, num ambiente de recordação e festa, entregues a 90 antigos alunos que se graduaram há 25 ou mais anos, as Medalhas Alumni UA – 25 anos, distribuídas pelo Reitor Paulo Jorge Ferreira e pelos Vice-Reitores Artur

Silva, Luís Filipe Castro e Eduardo Anselmo de Castro. Registe-se que aos três primeiros foram também entregues medalhas, pela sua qualidade de antigos alunos da Universidade.

É intenção da Reitoria instituir a distribuição anual destas Medalhas a todos os que entretanto atingirem a antiguidade suficiente ou aos que, por qualquer razão, não as solicitaram nos anos anteriores a elas tendo direito.

Pretende-se que a ação do Gabinete do Antigo Aluno seja reforçada e enquadrada no futuro Instituto para a Cooperação.

Entre outras iniciativas o Gabinete irá promover a figura de Embaixador da Universidade de Aveiro, destinada a reconhecer quem, pela sua ação relevante tem contribuído para o prestígio nacional e internacional da UA e tenha condições e disponibilidade para ajudar a afirmar a UA no mundo, a servir como elos de ligação entre a UA e os locais onde vivem e trabalham e a contribuir para a construção de uma visão estratégica global. A regulamentação que enquadrará a seleção dos Embaixadores, assim como a definição dos seus direitos e deveres será apresentada em breve.

* Vice Reitor da Universidade de Aveiro para a Cooperação Universidade-Sociedade. Artigo publicado originalmente na Revista Linhas.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780