Albergaria-a-Verde adere ao ‘Acordo Cidade Verde’

885
Imagem da CM de Albergaria-A-Velha.
Comercio 780

O Município de Albergaria-a-Velha aderiu ao ‘Acordo Cidade Verde – Cidades Limpas e Saudáveis para a Europa’.

Este acordo integra-se num movimento promovido pela Comissão Europeia, que visa unir cidades europeias dedicadas à proteção do ambiente e focadas em transformar as cidades em espaços mais verdes, limpos e saudáveis, e, consequentemente, mais atrativas para viver.

Ao aderir ao ‘Acordo Cidade Verde’, o Município de Albergaria-a-Velha acorda em implementar ações para atingir, até 2030, objetivos relacionados com a melhoria significativa da qualidade do ar, água e biodiversidade nas cidades; a promoção da economia circular; a gestão de resíduos municipais domésticos; a redução da deposição de resíduos em aterros e o aumento da reutilização, reparação e reciclagem; e a redução significativa dos níveis de poluição sonora;

A adesão a este acordo contribui para a troca de conhecimentos entre os seus membros, promovendo uma ampla visibilidade do Município a nível europeu, o conhecimento de oportunidades de financiamento da União Europeia (UE), o acesso a informação de novos projetos de outras cidades, a contribuição na formação de políticas ambientais da UE, entre outras vantagens.

Com a assinatura do ‘Acordo Cidade Verde’, os municípios devem estabelecer nas áreas mencionadas (ar, água, biodiversidade, economia circular, resíduos e ruído), níveis básicos que reflitam o ponto de partida de cada domínio e definir metas ambiciosas a atingir no prazo de dois anos. Devem ser implementadas políticas e programas de forma integrada, devidamente monitorizadas, havendo a comunicação de dados sobre o progresso das ações a cada três anos.

No âmbito da Estratégia Municipal de Sustentabilidade “Albergaria-a-Verde”, em vigor, o Município de Albergaria-a-Velha já definiu um conjunto de metas e ações a executar até 2030 e que se encontram alinhadas com os objetivos do Acordo Cidade Verde, que reveste uma natureza semelhante a outras iniciativas a que o Município tem aderido, tais como, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Semana Europeia do Ambiente e a assinatura do Pacto de Economia Circular (PEAC) na Região Centro (CCDR).

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780