Albergaria-a-Velha recebe a distinção de “Complexo Desportivo do Ano 2022”

709
Estádio Municipal da Branca, Albergaria-A-Velha.
Dreamweb 728×90 – Video I

A candidatura do Município de Albergaria-a-Velha relativa ao Complexo Desportivo de Albergaria-a-Velha e ao Complexo Desportivo da Branca, onde foram identificadas e descritas as diferentes instalações desportivas assim como os eventos e atividades regulares de cada complexo, ficou classificada em terceiro lugar na categoria “Municípios entre 10.001 e 50.000 habitantes” num resultado apurado através de votação por representantes dos Municípios Amigos do Desporto, bem como da entidade promotora, a Cidade Social.

A gestão e dinamização de instalações desportivas é uma área em franco desenvolvimento em Portugal e com excelentes boas práticas implementadas por todo o seu território. A partilha destas constitui uma metodologia com impacto positivo na gestão do desporto e na implementação de ações impulsionadoras e promotoras de boas intervenções nos territórios. Neste sentido e, no âmbito do programa “Municípios Amigos do Desporto”, foi criado um programa de reconhecimento de boas práticas a nível das instalações desportivas e, neste caso, respeitante à tipologia “Complexos Desportivos”.

Para avaliar as várias candidaturas, foram tidos em consideração alguns critérios como a boa gestão e dinamização das instalações desportivas, a inovação, a qualidade do programa de atividades ou o potencial das boas práticas serem replicadas noutros territórios, entre outros. No caso Albergariense, além das instalações desportivas principais, como os pavilhões, as piscinas, os polidesportivos exteriores, o estádio municipal, o campo de padel, o skate park ou o fitness park (estes últimos na Branca), foram consideradas também as instalações complementares, tais como os parques caninos, parques infantis, ciclovias (em Albergaria, em fase de construção) e a disponibilização gratuita de bicicletas – MOB.A.

Em relação às atividades desportivas regulares, o Município apresentou a Escola Municipal de Natação e atividades associadas, as Aulas de Grupo no Open Space da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, a Atividade Física Sénior, o Programa de Desporto Adaptado, o Chapinhar (para crianças do pré-escolar) e o Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC). Quanto aos grandes eventos, é possível destacar o Encontro de Escolas de Natação, os Encontros de Desporto Escolar, a Comemoração dos Aniversários dos polos do CMMC, as comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, do Dia Mundial da Bicicleta ou a Comemoração da Semana Europeia da Mobilidade.

A entrega das distinções relativas aos “Complexos Desportivos” vai ser efetuada numa sessão oficial a ter lugar a 14 de Outubro, em Óbidos.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.