Albergaria-A-Velha: PRAVE e autarquia dinamizam Centro de Apoio e Integração ao Migrante

1044

No âmbito do projeto de desenvolvimento territorial “(Des)Envolver Albergaria-a-Velha”, fruto de uma parceria entre a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e a Câmara Municipal, já se encontra em funcionamento o CLAIM – Centro Local de Apoio e Integração ao Migrante.

O novo espaço, a funcionar na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, tem como objetivo prestar informação e apoio à legalização, nacionalidade, reagrupamento familiar, retorno voluntário, direitos e deveres, além de outras questões relevantes à integração laboral e social dos migrantes, que reforcem os mecanismos de combate à sua potencial fragilidade social.

Entre as várias atividades que o CLAIM desenvolve, é possível destacar as ações de sensibilização e informação para esclarecer os NPT – Nacionais de Países Terceiros acerca dos seus direitos fundamentais e dos mecanismos para a obtenção do reconhecimento académico e/ou profissional. Estão também previstas ações de informação destinadas a possíveis empregadores, bem como sessões de alfabetização em língua portuguesa não materna, de forma a dotar os migrantes de competências de leitura e escrita, e contribuindo para a sua autonomia.

O CLAIM funciona no seguinte horário: segundas e quartas, das 9h00 às 13h00; terças, das 14h00 às 18h00. Para mais informações, encontra-se disponível o endereço de correio eletrónico [email protected].

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780