Albergaria-A-Velha: “O Nosso Bairro – A Arte de Bem Receber”

856
Foto de joaomorgado.com

“Os portugueses passam, em média, 129 minutos por dia nas redes sociais”. Foi com esta citação de um jornal diário que António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, apresentou o projeto “O Nosso Bairro – A Arte de Bem Receber”, que consiste na criação de um Bairro Comercial Digital em Albergaria-a-Velha. Para o autarca, é necessário potenciar as atividades económicas em formato digital, aproveitando a utilização crescente das ferramentas tecnológicas pelas diferentes faixas da população.

A apresentação oficial do projeto “O Nosso Bairro – A Arte de Bem Receber” decorreu ontem, na sessão informativa “Incentivos para a Digitalização dos Serviços e Comércio Local”, que reuniu algumas dezenas de operadores de comércio e serviços na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. O projeto, em fase de elaboração de candidatura, resulta de um consórcio entre o Município, a SEMA – Associação Empresarial e a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha.

O Bairro Comercial Digital é uma estrutura de elevada densidade comercial suportada num ambiente tecnológico avançado. Além da plataforma digital – página de Internet, App e Marketplace – que reunirá os vários operadores económicos aderentes, o projeto incluirá outras componentes, como a formação/capacitação das pessoas envolvidas, a criação de uma identidade visual única do bairro, a intervenção no espaço urbano (instalação de wi-fi na área, colocação de mobiliário com componentes digitais, melhorias na mobilidade) e a dinamização cultural e turística como alavanca do comércio tradicional.

Com a pandemia Covid-19 verificou-se uma alteração comportamental nos consumidores, que reforçou o papel da vertente digital do comércio. Promovendo a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócios, expande-se o mercado potencial dos estabelecimentos locais, atraindo novos clientes e potenciando a criação de novos projetos e oportunidades de emprego.

Numa primeira fase, o Bairro Comercial Digital ficará restringido a uma zona delimitada do centro urbano de Albergaria-a-Velha, por exigência da candidatura. Mas António Loureiro salientou que, no futuro, haverá a possibilidade de aumentar a área abrangida.

Na sessão informativa “Incentivos para a Digitalização dos Serviços e Comércio Local” foram abordados outros temas, como o “Papel das associações empresariais na transição digital das PME”, os “Incentivos e apoios ao comércio local – Componente 16 – Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência” e a Campanha de Natal de promoção do comércio local – “Aqui Vivo, Aqui Compro”. Os oradores convidados foram Maribel Marques, Presidente da SEMA; Pedro Marques, Presidente da Prave; Rui Seabra, do IAPMEI e Filomena Dias, da FORGESP.

Para mais informações sobre estes projetos, as pessoas interessadas podem dirigir-se à Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.