Albergaria-A-Velha: Município apoia atleta paralímpico de snowboard adaptado

1118
Imagem cedida pela Câmara de Albergaria-A-Velha.

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com Pedro Manuel Marnoto Herdeiro, atleta paralímpico na modalidade de snowboard adaptado, a residir atualmente no Concelho.

De acordo com o documento assinado, a Autarquia vai apoiar a participação de Pedro Herdeiro em estágios e competições da modalidade de snowboard adaptado, de acordo com o programa desportivo 2019/2020 da FDI – Portugal, Federação de Desportos de Inverno de Portugal.
O apoio consiste numa comparticipação monetária no valor de dois mil euros e na utilização gratuita da Piscina Municipal da Branca para complemento aos treinos de preparação das atividades. Por seu lado, Pedro Herdeiro compromete-se a promover o Município de Albergaria-a-Velha e a participar em atividades municipais de valorização de desporto enquanto instrumento essencial para a qualidade de vida das pessoas e das regiões.

Pedro Manuel Marnoto Herdeiro nasceu em Lourenço Marques há 47 anos e é portador de Esclerose Múltipla Primária Progressiva. Para além de ser o primeiro atleta de qualquer desporto adaptado de inverno em Portugal, foi igualmente o primeiro português a ter classificação desportiva paralímpica em desportos de inverno – Snowboard Adaptado – SB-LL2 e o primeiro atleta nacional a participar e a pontuar numa prova internacional de Snowboard Adaptado. Este ano, já obteve o 3.º lugar na Dizin 2019 World Para Snowboard, que decorreu no Irão.

A inclusão social de pessoas com incapacidade e/ou portadoras de deficiência tem sido uma das prioridades do Município, que tem organizado várias iniciativas de caráter cultural, recreativo e desportivo dirigidas a esta faixa da população. Na área do desporto, o destaque vai para o contrato-programa assinado com a APPACDM e que tem permitido a prática das modalidades de boccia, natação e atletismo a muitas dezenas de pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Com o desenvolvimento do gosto pela atividade física e a melhoria das capacidades técnicas, o Município considera essencial continuar a apoiar os/as atletas quando desejam “dar o passo seguinte” e entrar nas competições oficiais, quer nacionais, quer internacionais.

Município de Albergaria-A-Velha

Publicidade, Serviços & Donativos