Albergaria-A-Velha forma novos patrulheiros ambientais

2391
Associação Patrulheiros.

A Associação Patrulheiros e o município de Albergaria-a-Velha reforçam a parceria local com a assinatura de um protocolo de “prevenção ambiental”.

O concelho será o primeiro do país a receber os testes da ‘APP Patrulheiros versão 2.0’, que terão início em janeiro de 2020.

A rede que funcionada apoiada numa aplicação para smartphones conta com quase quatro mil utilizadores em todo o país e voluntários em 298 municípios portugueses.

Albergaria-A-Velha, município pioneiro em Portugal no uso e utilização da ‘APP Patrulheiros’, também será palco dos primeiros testes com drones preparados para atuar em todas as condições climatéricas e que permitem monitorizar zonas de difícil acesso até mesmo dentro de água.

“Os drones serão também um importante aliado para a deteção de ninhos de vespa asiática que se torna por vezes difícil de identificar e que vão assolando o município e a região”, refere um comunicado da Associação Patrulheiros.

No âmbito deste protocolo, os Patrulheiros irão criar uma base operacional de apoio às florestas e zona lagunar, situada na incubadora municipal, que estará focada na “formação de voluntários locais ou nacionais que utilizarão a região de Albergaria para aprendizagem e cooperação com outros municípios.”

Reforço de patrulhas e atividades escolares

Outra das grandes apostas locais será o reforço de patrulhas realizadas em bicicleta e suportes de apoio à deteção de lixo dentro das reservas naturais do concelho.

Durante a vigência deste protocolo, os Patrulheiros irão também com as escolas do município realizar várias ações de sensibilização de preservação da natureza. “A principal missão é também criar uma maior comunidade de voluntariado ambiental no município”.

A App Patrulheiros permite aos utilizadores comunicar um conjunto de situações no âmbito da proteção civil, tais como risco de incêndios, vespas asiáticas, poluição, depósitos ilegais de resíduos, entre outros.

Lançada oficialmente em janeiro de 2019 com acesso gratuito. Dos 308 municípios portugueses, 298 já têm utilizadores registados e ativos. Prevê-se que até ao final de 2019 existirão Patrulheiros em todo o país.

A Associação foi criada em julho de 2018 e atua também nas áreas para a promoção do uso da bicicleta, do turismo voluntário, da inovação social, além da cidadania Ambiental, onde se inclui a APP, o trabalho de monitorização e as Patrulhas em bicicleta.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780